O CEUB (Centro Esportivo Universitário de Brasília) foi uma agremiação da cidade de Brasília (DF). Fundado no dia 25 de Fevereiro de 1971, por universitários do Centro de Ensino Unificado de Brasília, o CEUB (Centro Esportivo Universitário de Brasília), na verdade nunca houve um Centro de Ensino Unificado de Brasília Esporte Clube.
A equipe mandava seus jogos no Estádio Edson Arantes do Nascimento, ‘Pelezão’, com capacidade para 20 mil pessoas e encerrou as atividades de futebol em 1976. Foi a primeira equipe Brasiliense a disputar a divisão principal do campeonato nacional, em 1973. Posteriormente mudou o nome para CEUB Esporte Clube.
Entretanto, a vida da equipe foi curta. A primeira edição do Campeonato Brasiliense, em 1976, marcou também o fim do CEUB. O time ganhou os dois primeiros turnos. Liderava o terceiro e último quando a federação local virou a mesa, determinando que fosse disputado um quadrangular para apontar o campeão e representante do Distrito Federal no Brasileirão. A diretoria do CEUB não aceitou.
Irritado com a posição do CEUB, Heleno Nunes, presidente da antiga CBD (hoje CBF), determinou que o Distrito Federal não teria representante no Brasileirão.
A manobra antecipou o fim do clube, que também apresentava problemas financeiros depois de ter representado o Distrito Federal em três edições do Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão.
Hoje, tudo que restou do CEUB foram troféus e recortes de jornais guardados no escritório de Adílson Peres, advogado, que foi o presidente do CEUB naquela época. “Sinto saudade daquele time“, afirma.
Títulos
Estaduais
FONTES: Wikipédia – Revista Placar
Essas histórias são muito ricas!
Seria bacana encontrar as datas, resultados e fotos para ilustrar essa roteiro!
Valeu xará!
Abs.
O time do CEUB realizou excursão pelo Marrocos, Argélia, Iugoslávia, França e Espanha em 1975. Venceu a seleção da Argélia duas vezes; o Casablanca do Marrocos; empatou com a seleção titular iugoslava (a mesma que disputou e empatou com o Brasil na Copa de 74), em Liubyania; venceu o Troyes e empatou com Rennes, na França e venceu os times titulares do Real Betis em Sevilha, La Coruña e Tenerife.
O técnico João Avelino, o jornalista e auxiliar-técnico Sérgio Oliveira e estreou Paulo Vitor, 17 anos, e destaques da excursão Péricles, Alencar, Xiste, Ivanis. A excursão foi conseguida pelo jornalista Sérgio Oliveira, que era do jornal do Brasil e amigo do empresário Elias Zacour, que liderou a eleição de João Havelange à presidências da FIFA. A excursão foi para pagar os compromissos da campanha de Havelange com federações da África e do leste europeu.