Atlético Cajazeirense de Desportos é uma agremiação esportiva de Cajazeiras, (PB). No dia 3 de julho de 1948, um grupo de desportistas reuniu-se as margens da BR-230, sob o comando do senhor Higino Pires Ferreira, com o objetivo de definirem a criação de um clube de futebol. Na pauta, a proposta de fusão entre a equipe do Botafogo F.C, do Sr. Emi Maciel, e o clube Oratório Festivo Salesiano, um dos principais clubes sociais da região na época. Após alguns entendimentos, definiram para a data de 21 de julho daquele mesmo ano a fundação do Atlético Cajazeirense de Desportos.
Em 1984, o então governador da Paraíba, Wilson Braga, alugou à Cajazeiras o Nacional de Cabedelocom o objetivo de recolocar a cidade no cenário futebolístico do Estado. Nesta época, vários jogadores do Atlético conseguiram ingressar no elenco do Nacional. Em 1990, com o fim do contrato, os diretores do alviceleste decidiram profissionalizar a equipe para a disputa da Copa Integração.
Em 1991, o Atlético sagrou-se vice-campeão da competição, garantindo vaga no Campeonato Paraibano de profissionais, a partir de 1992. Sagrou-se campeão estadual em 2002, em decorrência da desistência do Campinense em disputar a partida e por conta da vitória do Botafogo sobre o Treze.
Depois de 2003, o Trovão Azul viveu altos e baixos, culminando com seu rebaixamento no Campeonato Paraibano de 2008 e sendo vice campeão da Segunda Divisão no ano seguinte. Com a nova queda no Paraibano de 2010, o Atlético resolveu pedir afastamento das competições, retornando apenas em 2012 para disputar a 2ª Divisão desse mesmo ano, tornando-se campeão da segunda divisão pela primeira vez.
Voltando a disputar a primeira divisão em 2013, o Atlético fez uma campanha regular no 1º turno, terminando em quarto lugar, mas assegurando o seu lugar na 1ª divisão de 2014. Já no segundo turno, o Atlético fez uma boa campanha, terminando em 3º lugar, sendo eliminado apenas na última rodada.
FONTES: Wikipédia – Página do Clube no Facebook – Só Futebol Brasil – Ismael Carlos