Pato Branco Esporte Clube – Pato Branco (PR)

Pato Branco Esporte Clube (conhecido como Pato Branco ou ainda Pato e cujo acrônimo é PBEC) é um clube de futebolbrasileiro, sediado na cidade de Pato Branco, no estado do Paraná. Suas cores são o VerdeVermelho e Branco, a equipe manda seus jogos no Estádio Os Pioneiros, com capacidade para 4.500 pessoas.

Atualmente, em 2015 disputa a segunda divisão de acesso do PR depois de ser vice campeão da Terceira, em 2014 onde perdeu nos pênaltis numa final contra o Andraus Brasil[1]. Onde dirigentes do Andraus pressionaram a arbitragem até arrumarem o resultado para o time da casa e ainda bateram no pai goleiro do Pato que acabou sendo expulso por tentar defender seu pai.

História

O clube foi criado no dia 5 de novembro de 1979, após uma fusão entre Internacional Esporte Clube (Pato Branco) e a Sociedade Esportiva Palmeiras (Pato Branco), ambos agremiações futebolísticas, herdando assim as cores e o patrimônio das duas instituições[3]. Sua primeira temporada profissional foi no Paranaense de 1980, onde foi rebaixado. Posteriormente, em 1981, obtém o título de Campeão Paranaense da Segunda Divisão. Seguiu na elite do futebol do estado, nos certames de 198219831984 e 1985, quando descende. Dentre esses anos obteve boas campanhas como as de 1983 e 1984, figurando na oitava e nona colocação respectivamente. Já em 1986, se sagra bicampeão da Segunda Divisão.

Após a conquista, se consolida, definitivamente, como uma das mais agremiações equipes do Paraná, participando da principal divisão do estadual por seis anos seguidos. Porém, a partir de 1993, o Pato viveu o período mais incerto de sua história, já que depois da queda no Parananense, encerrou suas atividades, sendo que o retorno veio apenas em 1998, pela Segundona, onde acabou eliminado logo na primeira fase. Posteriormente, depois de disputar apenas duas competições na década de 90, conquista há Terceirona em 2009 com o técnico Pedro Paulo Alves encerrando um jejum de 23 anos sem títulos[4]. O triunfo renovava a esperança dos torcedores, porém na Divisão de Acesso 2010 amarga novamente o rebaixamento, sendo que sua volta a disputas oficiais, ocorreu somente em 2012, quando não obteve sucesso na busca pelo acesso.

Barra do Pato

Na temporada de 2014, um grupo de jovens se juntaram e criaram a Barra do Pato. Estes jovens buscavam ter em Pato Branco uma torcida que apoiasse e cantasse para à equipe durante todo o decorrer do jogo, ganhando ou perdendo. Ao contrário das torcidas organizadas a Barra do Pato não possui uniformes próprios e nem estrutura hierárquica. O único e simples objetivo da barra é apoiar o Pato Branco EC incondicionalmente o jogo inteiro, não possui patrocínio e todos os materiais são adquiridos através de doações e do próprio bolso dos seus torcedores.

Títulos

Estaduais

FONTE: Wikipédia – Site do Clube
Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Pato Branco Esporte Clube – Pato Branco (PR)

  1. Melchior Sezar Favetti

    Fico feliz de terem tentado! Não é fácil manter e conquistar títulos! O importante foi ter participado dos campeonatos! A preferência sempre foi saúde e educação, o esporte ficou em terceiro plano, fizeram o certo dentro de um orçamento limita do poder público! Um abraço conterrâneos!
    Família Favetti os pioneiros!

  2. Luiz Carlos Martins dos Santos

    Ola.
    Costaría de saber como conseguir um video de 1992, de um amistoso de um time de categoria de base do Pato, contra o time do Sete de setembro de dois visinhos.
    Foi filmado pela TV Sudoedte.
    Obrigado.
    Luiz/ Tiziu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *