Flâmulas, sem identificação de quais os estados de origem: E.C. Campo Belo – Carlos Gomes F.C. – G.E. Juventude – S.E. Comunicações Portão

Esporte Clube Campo Belo

Carlos Gomes Futebol Clube

GE Juventude

Sociedade Esportiva Comunicações Portão

FONTE: Mercado Livre

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Blog História do Futebol, Brasil, Curiosidades, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Flâmulas, sem identificação de quais os estados de origem: E.C. Campo Belo – Carlos Gomes F.C. – G.E. Juventude – S.E. Comunicações Portão

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Apresento o último relatório pesquisado pelos amigos e membros Rodrigo Santana e Gerson Rodrigues!

    Sobre a Sociedade Esportiva Comunicações, foi uma agremiação do bairro Portão, em Curitiba (PR). O Rodrigo Santana encontrou informações dando conta de que se tratou de um clube de Futebol de Salão, nos anos 50 e 60.

    Portantto

    O Gerson Rodrigues encontrou dados dando conta que aquele escudo de que você acreditou ser do Rio Grande do Sul, de fato é de lá.

    O nome era Grêmio Esportivo Juventude (Fundado em 19 de Março de 1944), do Município de Candelária. Esta agremiação Alvirrubra foi campeão Estadual de Amadores nos anos de 1956 e 1987!

    A última flâmula pendente é o Esporte Clube Campo Belo!

    Um grande abraço

  2. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    Quanto a flâamula vermelha e branca, com as letras “G”, “E” e o nome “JUVENTUDE”, com o titulo de “BI CAMPEÃO ZONA CENTRO”, temos como provável, ser um clube do Rio Grande do Sul.

    1. O campeonato gaucho era realizado por “Zonas”, e no inicio, a Zona Centro era o campeonato da capital, posteriormente, foi incluido municipios proximos, como Caxias do Sul, Lageado, Monte Negro e Bento Gonçalves. Dificilmente um clube pequeno e pouco conhecido seria bi campeão desta Zona.

    2. Posteriormente, passou a ser da capital e do centro do Estado, incluindo outras regiões centrais do Estado, Também, dificilmente um clube pequeno e pouco conhecido seria bi campeão desta Zona.

    3. Com a criação da 2a divisão a partir de 1952, provavelmente também se manteve a formula de disputa por Zonas, possibilitando que um clube pequeno e pouco conhecido possa ter sido bi campeão da Zona Central.

    Provável ser:
    nome: GREMIO ESPORTIVO JUVENTUDE.
    municipio sede: algum da região central do Estado do Rio Grande do Sul.
    periodo: decadas de 50 ou 60.

    Assim, para desvendar mais esta “flamula”, é bem provável que os membros gauchos Douglas ou o Roselio tenham mais informações.

    Abs.

  3. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    A Sociedade Esportiva Comunicações, deve ser do bairro “Portão”, de Curitiba / PR.

    Abs.

  4. Sergio Mello Autor do post

    Dessas quatro flâmulas, o amigo e membro Toninho Sereno conseguiu identificar o Carlos Gomes.
    Por meio de fotos de um álbum de figurinhas ficou comprovado ser o mesmo que publiquei posteriormente, mas com outro escudo: Grêmio Dramatúrgico Recreativo Esportivo Carlos Gomes, da capital paulistana.

    Desde já, obrigado Toninho pela ajuda!

    Abraços a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *