Associação Atlética Poaense – Poá (SP)

Dois esportes mereceram atenção de nossa agremiação quando de sua fundação: o futebol e o atletismo. Isso mesmo! No dia 1º de junho de 1928, nove ilustres senhores deliberaram pela fundação do C.A. Democráticos “para praticar o Football e Atletismo”.

Aquele encontro histórico fez nascer um clube que recebeu o apoio da diretoria do Partido Democrático e de seus associados. E isso tudo aconteceu quando ainda não havia sido instalado o município de Poá, o que se deu apenas em 24 de dezembro de 1948.

O C.A. Democráticos, hoje AA. Poaense, é parte importante da história de nosso município. Os associados da agremiação viram de perto, por exemplo, a lei que instituiu o Brasão da Cidade, em 1953, e o desligamento de Ferraz de Vasconcelos, em dezembro daquele mesmo ano.
Cinco dos participantes daquela reunião formaram então a primeira diretoria do C.A. Democráticos:

Domingos Netto – presidente
Domingos Cornett – vice-presidente
Antonio Gomes – 1º secretário
Antonio José de Godói – 1º tesoureiro
Manoel F. dos Santos – 1º diretor esportivo
Além destes, participaram também do encontro Enoch Figueira, Florentino Titto, João Fernandes e João Lorusso.

Nasce a AA. Poaense
Mais de um ano depois, em 30 de novembro de 1929, o C.A. Democráticos deu lugar à AA. Poaense. Foi quando numa nova reunião de associados ficou definida a composição da nova diretoria. No documento, foi lançado o carimbo oficial com o novo nome da entidade: Associação Atlética Poaense (veja as fotos ao lado).
A nova diretoria era composta de nove associados:

Sebastião Ferreira dos Santos Filho – presidente
José Pedro Barbosa – vice-presidente
Manoel Ferreira dos Santos – 1º secretário
Antonio Aleixo Júnior – 2º secretário
Vicente Romano – 1º tesoureiro
José da silva Tinoco – 2º tesoureiro
Alexandre Veroneza – diretor esportivo
Mario Veroneze – 1º capitaine
José Chauches – 2º capitaine

Além da composição da diretoria, a ata registrou as presenças dos seguintes associados: João Lopes, José Stanque, José Portela, José da Silva Tinoco, José Sellito, Mario Veroneza, Sebastião F. dos Santos Filho, Alberto Massuli, Mario Fortunato, José Pedro Barbosa e Aristides Generoli.
Assim, foi fundada oficialmente a Associação Atlética Poaense, em 30 de novembro de 1929, na cidade Poá.

FONTE: Site do clube – Mercado Livre

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *