Foto Rara, de 1963: Floriano Foot-Ball Club, de Chácara Santo Antônio – São Paulo (SP)

O Floriano Foot-Ball Club foi uma agremiação da cidade de São Paulo. Sediado no bairro da Chácara Santo Antônio, na capital de São Paulo (SP). Fundado no sábado, do dia 25 de Junho de 1938, por uma turma de apaixonados e abnegados por futebol e encontrou em seus sucessores a mesma paixão e abnegação.

O Floriano teve dois campos de futebol. O 1º Campo, em terreno que era e é até hoje da prefeitura, hoje cortado pela Rua Bela Vista, que não existia naquela época de 1938. Esta rua foi constituída em 1947/48, com terra cavada à picareta e carregada na pá, em caçambas, engatadas em burros, que levavam até o varjão onde hoje é Shopping Morumbi.

De burro só o nome, porque acompanhei e vi esses animais depois de duas/três viagens, acompanhados por funcionários da Prefeitura, em suas idas e voltas, passavam a ir sozinhos ao destino de descarga e voltavam sozinhos ao ponto de partida e olha que era um trajeto longe, como é até hoje, porem, hoje mais fácil, com suas ruas abertas, que na época não existiam“, contou Luiz Valezizn.

O 2º campo, foi após perder o primeiro, em 1948, com autorização de ocupação, obtida junto ao Banco Frances e Brasileiro, que era proprietário e nele ficando até 1961, quando o Dr. Lima, advogado do banco procurou a diretoria do Floriano, em 1959, lamentando ter que comunicar o fim da posse.

No entanto, com muito jeitinho e colaboração da turma do bota fora, todo sábado eram removida pequenas porções de terra que eram espalhadas sobre o gramado, durante a semana, por ordem do banco, mas lá estava a turma batendo a sua bola, até que definitivamente o nosso futebol foi emitido da posse.

O Banco sabia disso, mas fazia “vistas grossas“, porque ainda não tinha necessidades de ocupação. Grandes festivais eram realizados, anualmente, no aniversário do clube. Jogadores famosos de nosso futebol profissional, param pelos gramados do Floriano, entre eles o Canhoteiro, que jogou meio tempo no nosso azul e branco e que era o incrível ponta esquerda do São Paulo, o Carbone, o Jango, Brandão e Dino, todos jogavam no Corinthians, o Brandãozinho, grande centro-médio da Portuguesa de Desportos e muitos outros.
Terreno e construção da sede própria, foi espírito de luta e dedicação, que surgiu em todos os apaixonados pelo clube, em mantê-lo vivo, com o surgimento da perda do campo no final da década 60.

Bolões esportivos, títulos de sócios remidos, pequenas doações e principalmente muita colaboração de todos, chegou-se ao sonho da sede social pronta. Muitas festas, muitos bailes, muitos bailes de carnaval e o melhor, a sede durante todos os dias a noite.

Na Sede os sócios contavam com várias opções de entretenimento: sinuca, domino, damas, xadrez, cartas e muitos outros. No local ainda contava com a turma do churrasco, com local caprichosamente destinado para isso.

EM PÉ (esquerda para direita): Tota, Pereira, Orestes, Teófilo, Tuna, Não Identificado, Veia e Zé Monteiro;

AGACHADOS (esquerda para direita): Passadore, Corado, Pege, Osmar e Não Identificado.

O recibo foi elaborado pelo Sr. Luiz Valezizn. Foram 100 (cem) títulos,  vendidos em 10 parcelas mensais de R$1.000,00. Depois foram elaborados outros 100 (cem) títulos definitivos de sócios remidos. “Recordo-me que caprichei em minha escrita, em letras góticas, o nome de meus amigos, nos 100 títulos, o que fiz com satisfação e alegria. A maioria dos sócios remidos já faleceram“, relembrou Luiz Valezizn.

Colaborou: Luiz Valezizn

FONTE: Página do Clube no Facebook

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 03. Toninho Sereno, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

9 pensou em “Foto Rara, de 1963: Floriano Foot-Ball Club, de Chácara Santo Antônio – São Paulo (SP)

  1. Alexandre

    Fui citado no comentário de Luís Cândido Gervino…
    Joguei por muitos anos no Floriano, participando de vários campeonatos do D.E.F.E.
    Vários jogadores fizeram história… Dodô, Christian, Andrés, Hiromi, Kiko, entre outros inúmeros atletas…

    Possuo a carteirinha de sócio e várias fotos da época!

    Saudades enormes desse tempo!

  2. Luís Cândido Gervino

    Joguei no Floriano F.c. Em 1976 lembro do goleiro Alexandre, do meia Alex Baptista. Tempo maravilhoso morava no Alto da Boa Vista

  3. Paulo Duarte (paulinho)

    Eu fui morar na Rua Antonio Chagas em 1958, próximo ao Campo do Floriano. Era garotinho e cresci indo lá e assistir aos jogos. O centro avante era o Lauro. Darci no gol, Jaburu na zaga , Wanderley na lat esq e Garrafa na ponta direita. Joguei muito tb aqueles treinos de fim de tarde até acabar o campo. Foi uma paixão pelo Azul e Branco.

  4. Reinaldo Fernandes Martins

    Sensacional pessoal. Conheci o Floriano na década de 1970. Meu irmão e vários amigos do bairro Chácara Santo Antônio jogaram no time de futebol, eu frequentava a sede quando trabalhei no Banco Sudameris, que era na esquina, pois o Banco tinha um contrato para que os funcionários tivessem como usufruir da mesa de ping-pong, mesa de bilhar e pebolim.
    Fui a várias festas e casamentos que lá tiveram também. Muita saudade do Floriano. Abraço.
    Reinaldo Fernandes Martins

  5. Sérgio Mello Autor do post

    Obrigado Luiz Valezizn pelas preciosas informações sobre o Floriano!
    Foram agregadas com os devidos Créditos!
    Forte abraço!

  6. Luiz Valezizn

    Na foto acima, em pé, da esquerda para direita, estão:
    TOTA, PEREIRA, ORESTES, TEOFILO, TUNA, (NÃO ME LEMEBRO), VEIA E ZÉ MONTTEIRO
    e agachados estão:
    PASSADORE, CORADO, PEGE, OSMAR, (NÃO ME RECORDO).

    O recibo que aparece, tive o prazer de elaborar. Foram 100(cem). Título vendido em 10 parcelas mensais de R$1.000,00. Após recebidos, também tive a satisfação de elaborar os 100(cem) títulos definitivos de sócios remidos. Me recordo que caprichei em minha escrita, em letras góticas, o nome de meus amigos, nos 100 títulos, o que fiz com satisfação e alegria. A maioria dos sócios remidos já faleceram.
    Floriano foi fundado em 28 de junho de 1938, por uma turma de apaixonados e abnegados por futebol e encontrou em seus sucessores a mesma paixão e abnegação.
    Floriano teve dois campos de futebol. O primeiro, em terreno que era e é até hoje da prefeitura, hoje cortado pela Rua Bela Vista, que não existia naquela época de 1938. Esta rua foi constituída em 1947/1948, com terra cavada à picareta e carregada na pá, em caçambas, engatadas em burros, que levavam até o varjão onde hoje é Shopping Morumbi. De burro só o nome, porque acompanhei e vi esses animais depois de duas/três viagens, acompanhados por funcionários da Prefeitura, em suas idas e voltas, passavam a ir sozinhos ao destino de descarga e voltavam sozinhos ao ponto de partida e olha que era um trajeto longe, como é até hoje, porem, hoje mais fácil, com suas ruas abertas, que na época não existiam. O Segundo campo, foi após perder o primeiro, em 1948, com autorização de ocupação, obtida junto ao Banco Frances e Brasileiro, que era proprietário e nele ficando até 1961, quando o Dr. Lima, advogado do banco nos procurou, em 1959, lamentando ter que comunicar o fim da posse, porém com muito jeitinho e colaboração da turma do bota fora, todo sábado eram removida pequenas porções de terra que eram espalhadas sobre o gramado, durante a semana, por ordem do banco, mas lá estava a turma jogando seu apaixonado futebol, até que definitivamente o nosso futebol foi emitido da posse
    O Banco sabia disso, mas fazia vistas grossas, porque ainda não tinha necessidades de ocupação. Grandes festivais eram realizados, anualmente, no aniversário do clube. Jogadores famosos de nosso futebol profissional, param pelos gramados do Floriano, entre eles o Canhoteiro, que jogou meio tempo no nosso azul e branco e que era o incrível ponta esquerda do São Paulo, o Carbone, que jogou Corinthians, o Jango, Brandão e Dino, que também jogaram no Corinthians, o Brandãozinho, grande centro-médio da Portuguesa de Desportos e muitos outros.
    Terreno e construção da sede própria, foi espirito de luta e dedicação, que surgiu em todos os apaixonados pelo clube, em mantê-lo vivo, com o surgimento da perda do campo no final da década 60.
    Bolões esportivos, títulos de sócios remidos, pequenas doações e principalmente muita colaboração de todos, chegou-se ao sonho da sede social pronta. Muitas festas, muitos bailes, muitos bailes de carnaval e o melhor, a sede durante todos os dias a noite, sem falar nos sábados e domingos, com a presença da turma de sócios, curtindo aquilo que tanto batalharam para conseguir, usufruindo o local com vários tipos de jogos, como sinuca, domino, damas, xadrez, cartas e muitos outros, sem falar na turma do churrasco, com local caprichosamente destinado para isso. Fico, por enquanto por aqui. Abraço à todos e até a próxima historia de nosso saudoso e inesquecível Floriano F.C., do bairro da Chácara Santo Antônio, na Capital de São Paulo, Brasil. Muitas saudades.

  7. Julio

    O Floriano encerrou definitivamente suas atividades no ano de 2021, tendo sido dissolvido o seu patrimônio (sede própria na Chácara Sto. Antonio) e doado para a Santa Casa de Santo Amaro.

  8. Vitor Augusto

    Meu pai jogou no Floriano Futebol Clube ele foi campeão de 1951 era chamado de Corado camisa 10 ele esta na foto do titulo de 51 é o segundo jogador agachado da esquerda para direita de bigode ele morava no bairro…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *