C.A.M.A. – Clube Atlético Monte Alegre, de Telêmaco Borba (PR): 1º Campeão Paranaense do Interior

Títulos do C.A.M.A. – Clube Atlético Monte Alegre – Pantera Negra
Campeonato Paranaense: 1955
Campeonato Amador do Paraná: 1962

O Campeonato Paranaense de 1954 foi a 40° edição do campeonato estadual, teve a presença de dez equipes, sete equipes de Curitiba, repetindo as nove equipes de 1953, apenas a re-estréia do Guarani, no lugar do Cambaraense o titulo ficou para o Coritiba Foot Ball Club, no seu 13° troféu, o vice foi a Associação Esportiva Jacarezinho, mais uma vez o artilheiro foi Taíco agora isolado, pelo Monte Alegre.

O Campeonato em 1954 retornou a ser decidido em ano posterior.Campeonato com dois turnos de pontos corridos, se classificando o campeão para a final, depois um terceiro turno em forma de hexagonal para a definição do finalista. chegando enfim, para um confronto decisivo para conhecer o campeão estadual.

A origem do clube esta ligado ao Klabin E.C., proveniente dos funcionários da industria de papel de mesmo nome. O Klabin tinha sua sede em Harmonia. Como forma de homenagear e divulgar o local, pois a sede da empresa esta localizada na fazendo Monte Alegre, o clube passa a ter a nova denominação de Clube Atlético Monte Alegre – C.A.M.A. – sendo oficializado em 1º de maio de 1946. Mesmo já oficializado como CAMA a equipe continuou utilizando o antigo nome (Klabin E.C.) por mais algum tempo.


As cores do novo clube são uma homenagem do S.C. Corinthians Paulista, sendo a branca e a preta. A primeira vez que o CAMA utiliza o novo uniforme é em 25 de abril de 1948, no jogo contra o Vasco da Gama de Ponta Grossa onde ganha o jogo por 5×2. A mascote do time é a Pantera Negra, devido as cores do time. O estádio de Harmonia passa a ser demoninado de “Estádio Dr. Horácio Klabin” com capacidade de 12.000 espectadores e é inaugurado em 10 de abril de 1949 com o jogo entre os convidados: Clube Atlético Paranaense e Sport Club Corinthians Paulista com o resultado final de 3×3.

Com o passar dos anos o estádio ganhou o apelido de “Cemitério dos Líderes”, pois as equipes da capital tinham o hábito de perder para o dono da casa neste local. Durante os seus primeiros anos de vida, a equipe se dedicou ao futebol amador.

O técnico que não está na foto era o Motorzinho (pai do professor de história e ex-reitor da Universidade Federal do Paraná Carlos Roberto Soares) .


A Campanha do Título Paranaense de 1955 Foi uma grande campanha, vencedor dos dois primeiros turnos, teve que enfrentar na final o extinto Clube Atlético Ferroviário, de Curitiba, numa melhor de três.

Primeiro Turno CAMA 5 x 2 CA Ferroviário;
CAMA 3 x 3 Coritiba; CAMA 4 x 2 Água Verde;
CAMA 2 x 0 Bloco Morgenau;
CAMA 4 x 1 Atlético Paranaense;
CAMA 2 x 2 Operário Ferroviário;
CAMA 1 x 1 Guarani;
CAMA 2 x 1 Caramurú;
CAMA 0 x 1 Palestra Itália e
]CAMA 6 x 0 Britânia. S
egundo Turno
CAMA 2 x 1 Coritiba;
CAMA 1 x 0 Água Verde;
CAMA 1 x 0 Britânia;
CAMA 0 x 1 Guarani;
CAMA 7 x 2 Morgenau;
CAMA 2 x 1 Atlético Paranaense;
CAMA 6 x 0 Caramurú;
CAMA 1 x 0 Ferroviário;
CAMA 2 X 4 Operário;
CAMA 10 x 1 Palestra Itália.
Terceiro Turno
CAMA 2 x 3 Coritiba;
CAMA 4 x 2 Guarani;
CAMA 1 x 4 Ferroviário;
CAMA 1 x 6 Atlético Paranaense e
CAMA 4 x 0 Ferroviário.
FINAL 08/04/1956 –
Ferroviário 2 x 2 CAMA, no estádio Durival de Brito. 15/04/1956 –
CAMA 3 x 1 Ferroviário, no estádio Dr. Horácio Klabin. 22/04/1956 –
Ferroviário 0 x 1 CAMA, no estádio Joaquim Américo.

Em 15 de novembro de 1949 realiza a sua primeira partida contra uma equipe profissional, foi contra o Ferroviário de Curitiba que venceu por 6 a 3. Em 1951 a equipe solicita a sua inscrição no campeonato paranaense, o que é prontamente aceito pela entidade máxima do estado. A primeira partida oficial da equipe foi em 13 de maio de 1951 contra o Palestra Itália em Curitiba e perdeu por 2 a 1. Nesta sua primeira temporada a equipe ficou no bloco intermediário, vencendo 7 partidas e perdendo 9 sem empatar nenhum jogo.

Marcou e sofreu o mesmo número de gols: 31. Em 1952 o CAMA ficou em 4º lugar no estadual e fez o artilheiro, com Taico, que balançou as redes por 20 vezes. Em 1953 ficou em sexto e em 1954 ficou entre os últimos mas com o artilheiro do certame que foi com Taíco, novamente, balançando as redes, agora com 22 gols.

Em 1955 ocorre o maior triunfo do clube e também de qualquer clube do interior do Paraná, até então, pois o CAMA é considerado o primeiro vencedor do campeonato estadual fora da capital. A conquista de 1955 vem na decisão com o Ferroviário de Curitiba em três partidas. Para conquistar o título a equipe disputou 28 partidas, com 18 vitórias, 4 empates e 6 derrotas. Marcou 79 gols e sofreu 41 gols. Sob o comando do técnico Ruy Castro dos Santos , popularmente chamado de “Motorzinho”, o CAMA foi o vencedor dos dois primeiros turnos e decidiu com o Clube Atlético Ferroviário, vencedor do terceiro turno, numa melhor de três.

O primeiro duelo aconteceu no estádio Durival de Brito, em 8 de abril de 1956, jogo que terminou em 2 a 2. O segundo confronto foi em casa, no dia 15 de abril de 1956, onde o Pantera Negra suplantou o adversário, inapelavelmente, por 3 a 1. A terceira e decisiva partida aconteceu no dia 22 de abril de 1956, no estádio Joaquim Américo, onde o CAMA venceu pelo placar de 1 a 0, com gol de Nelson. Em 1957, alegando dificuldades financeiras para se manter no futebol profissional, a equipe solicitou o seu licenciamento do campeonato. Tentou em 1965 e 1967 retornar aos campeonatos profissionais, mas não obteve permissão da Federação Paranaense de Futebol.

O CAMA ainda foi bicampeão da Taça Paraná de futebol amador na década de 1960.

 

FONTE: Mercado Livre – Blog Magno  Moreira – Prefeitura Municipal de Telêmaco Borba

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraná em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *