Paulistano Football Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1910

O Paulistano Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O clube Alvinegro foi Fundado no dia 03 de Abril de 1910, por funcionários públicos de São Paulo que trabalhavam no Rio, no Centro da cidade. Três anos depois, o Paulistano se mudou para a Rua São Clemente, s/n, no Bairro de Botafogo, na Zona Sul do Rio. Posteriormente retornou para o Centro.

O Paulistano disputou um Campeonato Carioca em 1912, vestindo camisa listrada, alvinegra, como o Botafogo, o que era um problema. Após um amistoso com o Paulistano de São Paulo, resolveu adotar o uniforme inteiramente branco, mas suas cores oficiais permaneceram sendo o preto e o branco.

Há registros de atividades do clube até 1915, quando une-se ao C.R. Boqueirão do Passeio, para que este ingressasse na Liga Metropolitana. Apesar do nome, o Paulistano não era uma homenagem imediata ao Paulistano de São Paulo, mas porque tinha muitos comerciantes e funcionários públicos nascidos em SP na sua fundação.

Aparentemente o uniforme listrado era uma referência à seleção paulista. No dia 4 de dezembro de 1917, o Paulistano FC, se mudou para a nova sede: Travessa Marietta, nº 31, no Bairro do Catumbi, na Zona Central do Rio.

FONTES: Arquivo pessoal – O Paiz – O Malho

2 pensou em “Paulistano Football Club – Rio de Janeiro (RJ): Fundado em 1910

  1. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,
    Obrigado pelas palavras e o incentivo.
    Um detalhe: o Clube de Regatas Boqueirão do Passeio ainda existe (Sede: Rua Jardel Jércolis, 50 – Glória, Rio de Janeiro/RJ) e possuem página no Facebook (https://www.facebook.com/boqueiraodopasseio/).
    Sobre o escudo do Paulistano é importante ressaltar que o Auriel de Almeida foi “o cara” que conseguiu resgatar esta preciosidade!
    Sobre a bandeira, é simples: com a monografia (PFC), bem parecida com a fonte neste escudo postado.
    Em relação as demais pendências, acredito que vamos encontrar, principalmente, com as disponibilizações que a Biblioteca Nacional está realizando e com as pesquisas dos amigos fluminenses, como o Auriel.

    Um grande abraço!

  2. Antonio Mario Ielo

    Parabens,

    Excelente Sergio e Auriel,

    Para quem acompanha o resgate dos clubes e escudos dos participantes dos campeonatos principais do futebol carioca, sabe que este era o escudo mais procurado, por ser o ultimo a ser resgatado do fundo do baú da história. Agora para acesso a todos…

    Está é uma das grandes realizações deste nosso blog, resgatar escudos imaginaveis de serem encontrados.

    Me permitam algumas considerações neste artigo, considerando o feito enédito.

    Devido a união do Paulistano FC pelo grande clube na epoca do C.R. Boqueirão do Passeio, tornou muito dificil encontrar material sobre o Paulistano, com exceção desta foto do “O Malho”.

    Registra-se no campeonato da 2a divisão de 1913, unificando as duas Ligas de 1912, com o nome de Boqueirão do Passeio Foot-ball Club, com escudo desconhecido e cores, ou utilizou o proprio escudo e cores do Clube de Regatas. E isto acontecerá até 1917. Não havendo mais registro em nenhuma Liga,do Boqueirão ou mesmo do Paulistano após este ano.

    Observamos no artigo que o Paulistano FC resurge se desfazendo da união, com nova sede em Catumby em 1917, embora não tenhamos mais nenhum registro de sua participação em nenhuma liga, seja suburbano ou não.

    Ficou uma duvida de quando mudou o uniforme, se foi durante o primeiro campeonato em 1912, ou posterior. Tudo indica ser durante o campeonato para diferenciar do Botafogo FC, principal clube da nova Liga dissidente deste ano, sendo o proprio campeão, ficando o Paulistano na 3a colocação.

    Qual a fonte do escudo, é da propria foto do “O Malho”, na bandeira ao fundo, na mão do inlustre de “fraque” e gravata borboleta?

    E para encerrar, sobre a origem e gentílico, apenas uma complementação deste paulista caipira do interior. O nome foi uma homenagem aos nascidos e moradores da capital, ou seja do municipio de São Paulo, daí “Paulistano”, pois se fosse do “Estado de São Paulo” seria “Paulista”. Mesmo que a inspiração do uniforme tenha sido da “seleção paulista”, pois desconheço que tenha havido alguma seleção “Paulistana” e um uniforme diferente (há duvidas se já utilizavam nesta epoca o uniforme listrado com gola e mangas vermelhas). Lembrando que o Clube Athletico Paulistano é vermelho e branco, como a cores oficiais do municipio paulistano, como consta em sua bandeira muncipal, que tem a cruz de cristo vermelha, “espichada” no braço direito, no fundo branco. Bandeira esta, que faz referencia a bandeira ou estandarte dos paulistas, que utilizavam em suas incursões pelo sertão do Brasil na epoca dos “bandeirantes”.

    Abs. e Parabens novamente pelo resgate do ultimo escudo…

    Em tempo: Claro que ainda temos duvidas de outros escudos, uniformes e cores dos clubes carioca, como da Association Athletic Internacional, por exemplo…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *