O Sport Club Cantuária foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A equipe Alvirrubra foi Fundada na quarta-feira, do dia 03 de Dezembro de 1919, por um grupo de desportistas composto: Zacharias Francisco Seixedo, Antonio Castro Pinho, Manoel Fernandes, Antonio Ferreira, Antonio Voltige, João Pelegrino, José Machado, Antono Pacheco, Celestino Decembrino, Olympio Motta, Salvador Zacharias Rosa, Casemiro Ribeiro, João Motta, Rodolpho de Araujo,Casemiro Guimarães, Olympio Herculano, Manoel José da Cunha, Emilio Providenciano, Joaquim de Castro Ruas, Norival Decembrino e Eduardo Freire, na antiga Sede dos Bohemios de Paula Mattos.
A Primeira Diretoria foi constituída da seguinte forma:
Presidente – Manoel Fernandes;
Secretário – Salvador Zacharias Rosa;
Tesoureiro – Antonio Pacheco;
Diretor Esportivo – Antonio de Castro Pinho.
O 1º nome da nova agremiação foi Bohemios Sport Club. No entanto, dias depois, dada a divergência que surgiu com alguns associados, que não concordavam com o nome, resolveram constituir uma Assembléia Geral.
Nela, Antonio Castro Pinho propôs que o nome do clube fosse Sport Club Cantuária, prestando uma homenagem, não somente ao São Cristóvão A.C., como também ao saudoso jogador Cantuária (craque são-cristovense que faleceu aos 24 anos, vitimado pela terrível “Gripe Espanhola”, epidemia que enlutou a maior parte das famílias do Rio, então Distrito Federal, em 25 de outubro de 1918).
Mais tarde, graças aos esforços dos senhores João Baptista dos Santos e Manoel Cunha conseguiu alugar um espaço para ser a Sede Social, localizada na Rua Catumby, nº 32 (sobrado), no Bairro do Catumbi, na Zona Central do Rio.
O próximo passo foi montar o time e treiná-lo. Nesse intervalo, foi criado no dia 30 de abril de 1921, na Rua Frei Caneca, nº 517, no Centro do Rio, a Liga Brasileira de Desportos (LBD). O Sport Club Cantuária foi um dos primeiros times que se filiaram. Naquele ano o 2º Quadro do Cantuária foi o Campeão da LBD, enquanto o 1º e 3º Quadros terminaram com o vice-campeonato.
FONTES: Google Maps – Rsssf Brasil – O Paiz – O Malho – O Imparcial