O Clube Athletico Paulista uma agremiação da cidade de São Paulo (SP). Fundado na segunda-feira, do dia 06 de Fevereiro de 1933, as suas cores eram o branco, preto e vermelho. A sua Sede e o Estádio (Antigo Campo do Antarctica FC) ficava na Rua da Moóca, nº 326 e 328, no Bairro da Moóca, em São Paulo. O 1º Presidente: Dr. José Carlos da Silva Freire.
O ano de 1933 foi marcante, uma vez que o futebol brasileiro entrou na era do profissionalismo. Essa nova realidade não fácil. Muitos clubes fecharam as portas, outros optaram em seguir no amadorismo e outra parte precisou se ‘virar’ para continuar na ativa.
Esse foi o caso do Sport Club Internacional (Fundado no dia 19/08/1899), que nos últimos anos já vinha sofrendo para se manter em atividade. Então, no dia 10 de dezembro de 1932, foi realizado uma Assembléia Geral, onde o estatuto do S.C. Internacional foi radicalmente reformado e registrado em cartório (nº 44.333). As mudanças foram aprovadas por unanimidade.
Outra Assembléia Geral aconteceu 19 dias depois (29/12/1932). Baseada na letra ‘F’ do Artigo 77 dos estatutos em vigor foi aprovado por unanimidade poderes ilimitados ao presidente para solicitar ao Conselho Superior da APEA, a necessária autorização para a troca de nome e de cores, bem como para processar qualquer outra alteração que se tornasse necessária e no momento em que o referido presidente julgasse oportuno.
Então, na segunda-feira, dia 06 de fevereiro de 1933, o Correio de São Paulo assim descreveu a mudança de nome, informada pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA):
“Dar consentimento prévio para que o Esporte Clube Internacional, da categoria dos ‘Fundadores’ altere a sua denominação para “Clube Atlético Paulista“, bem como as suas cores que passarão a ser vermelha, branca e preta, na conformidade da autorização e desenhos com que instruiu o pedido, devendo pagar as taxas e emolumentos decorrentes das alterações autorizadas, para segurança de seus direitos como sucessor que fica sendo do Esporte Clube Internacional“. E assim nasceu o Clube Atlético Paulista.
FONTE: Correio de São Paulo