Fotos Raras, de 1962: Sociedade Esportiva Ferroviária – Engenheiro Paulo de Frontin (RJ)

A Sociedade Esportiva Ferroviária é uma agremiação do Município de Engenheiro Paulo de Frontin, localizado na Região Sul Fluminense do Estado do Rio de Janeiro. O Áureo-anil Fronteense foi Fundado no dia 14 de Agosto de 1962, por um grupo de ferroviários, com o apoio do saudoso engenheiro Dr. Pedro de Almeida, residente da 2ª Residência da Central do Brasil.

Ferroviária de 1962 - EM PÉ: Paulinho Queixada, Luizinho, Serginho, César Bento, Celinho Bento e Miltinho. AGACHADOS: Dezessete, Bolinha, Tuia, César e Buluca

Interessante é que a SE Ferroviária surgiu um antes do município se emancipar em 04 de outubro de 1963. Entre 1943 a 1946 o nome da localidade era Soledade Rodeio. Depois mudou para  Engenheiro Paulo de Frontin, em homenagem ao responsável pela duplicação da linha férrea, especialmente pelo Tunel 12 ou “Túnel Grande”, que possui 2.245 metros de comprimento.

A sua Sede e o Estádio Dr. Pedro de Almeida, com capacidade para 1 mil pessoas, está situado na Rua Manoel da Silva Neves, nº 565, no Centro de Engº Paulo De Frontin. A Sociedade Esportiva Ferroviária, que foi a que mais se aproximou e travou grandes contendas com o Adrianino, quando decidiu no Estádio do Frigorífico, em Mendes, a final da Copa Serra do Mar, sagrando-se campeã.

É bom acrescentar, que a decisão entre as duas equipes da mesma cidade, Ferroviária e Adrianino, ambas de Eng° Paulo de Frontin, não foi nada mais do que uma inequívoca demonstração de pujança futebolística daquela cidade, quando superavam todas as outras cidades vizinha: Paracambi, Mendes, Vassouras, Barra do Piraí e outras.

 FONTES: Revista de Eng° Paulo de Frontin (04/10/1999)Retratos do Futebol Fluminense – Página do clube no Facebook – Wikipédia – Google Maps

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *