O Recreio Futebol Clube foi uma agremiação da cidade de Vitória (ES). A equipe alvirrubra foi Fundada no dia 11 de Setembro de 1925. A sua Sede e o Estádio (Campo do Recreio) ficavam localizados na Praia do Suá, na capital capixaba. O Campo do Recreio recebia várias equipes, em 1935, inclusive, sediou o Torneio Início quando o Rio Branco Atlético Clube conquistou o troféu. O clube inclusive usava o campo sempre que o Governador Bley estava impossibilitado.
Santo Antônio, Americano Sport Club, São João do Forte Futebol Clube são apenas algumas outras equipes que usaram o Campo na Praia do Suá como casa nas décadas de 30, 40 e 50. Até a própria Seleção Capixaba disputou alguns jogos e treinos por lá.
Nas partidas amistosas estaduais um registro especial. Em abril de 1945 o Recreio recebeu o forte time do Sul America Futebol Clube de João Neiva (Fundado em 1915), time ferroviário ligado a antiga Vale do Rio Doce em seu campo na Praia do Suá. Na véspera o Recreio havia derrotado o Leopoldina Railway de Vila Velha outra equipe ferroviária pelo placar de 5 a 2.
A primeira etapa se encerrou sem gols mesmo não faltando emoção de ambos os lados. A segunda se encaminhava para o mesmo destino, mas faltando 15 minutos para o apito final do embate Murilo meio campo conhecido como Delê efetuou um petardo de fora da área estufando a rede dos visitantes dando a vitória ao Recreio por 1 a 0.
Recreio: Oswaldo, Varanda, Angelú, Neco, Duca, Mariano, Cassimiro, Alfredo, Francisco, Murillo e Ventura.
Sul América: Alcides, Murilo, Climerinho, Alady, Lauro I, lindoneza, Daciano, Jeronymo, Durval, Lauro II e José Viciado.
O período áureo do Recreio aconteceu na década de 60. Após algumas edições, o time alvirrubro se sagrou Campeão do Campeonato Capixaba da 2ª Divisão de 1961. Após conquistar o título da Zona Norte o Recreio disputou a final da Segundona contra o Corinthians Futebol Clube de Vila Velha campeão da Zona Sul e na melhor de três melhor para o Recreio.
O time base do Recreio: Careca, João Américo, Paulo, Jarbas, Djalma, Lúcio, Manoel, Enilson, Adilson, Gasolina e Geraldo. No ano seguinte debutou na Elite do futebol do Espírito Santo.
FONTE: Blog Memória Futebol Capixaba
Olá Paulo Roberto, bom dia!
Seria importante se vc pudesse enviar as fotos, a fim de que possamos trazer essas reliquias,
pois esse é um material que merece ser visto e, se possível, redesenhado os escudos e uniformes!
meu e-mail: sergiomellojornalismo@msn.com
Abs.
Tenho esta foto original. Não me recordo bem, mas eu a enviei digitalizada para um amigo do meu pai que deve ter encaminhada para o jornalista. A grafia “1949” é do meu pai.
Tenho inúmeras desta época. Ocorre que os nomes dos jogadores não estão na ordem correta nesta publicação, o que leva a um entendimento incorreto da identificação destes atletas. Mas posso mandar com correção. Meu pai está na foto é o nome dele é Dilrégines Marangoni, mas na foto o nome composto dele está separado , parecendo ser dois jogadores. Zé Castro não é o primeiro da esquerda, é o que está com uma touca branca na cabeça