Sagrou-se o Esporte Clube Bahia o primeiro campeão da Taça Brasil derrotando, na final, no estádio Mario Filho, o Maracanã, o Santos Futebol Clube, que era o favorito. Dos três jogos que disputaram: na quinta-feira, do dia 10 de dezembro de 1959, o Bahia venceu em Santos/SP (3 a 2); na quarta-feira, do dia 30 de dezembro de 1959, perdeu em Salvador/BA (2 a 0); na terça-feira, do dia 29 de março de 1960, e ganhou a final de 3 a 1.
O atacante Coutinho abriu o placar aos 27 minutos para o Peixe. Dez minutos depois o Tricolor Baiano deixou tudo igual e aos 46 minutos da etapa inicial virou por intermédio de Léo Briglia. Na segunda etapa, aos 31 minutos, Alencar deu números finais a peleja.
Conquista merecida, em que pese a péssima atuação do árbitro carioca, Frederico Lopes (auxiliado por Wilson Lopes de Souza e Ailton Vieira de Moraes), que se mostrou sem equilíbrio nas decisões e sem habilidade, expulsando três jogadores santistas. Com a formação acima, dirigida pelo técnico Volante, o E.C. Bahia levou com galhardia a primeira Taça Brasil, travada entre os campeões:
EM PÉ (esquerda para a direita): Nadinho, Beto, Henrique, Flávio, Vicente e Nenzinho;
AGACHADOS (esquerda para a direita): Santana (Massagista), Marito, Alencar, Léo Briglia, Mario e Biriba.
FONTE: Revista do Esporte
Obrigado pela ajuda, Alexandre!
A correção foi feita!
Forte abraço!
O pôster é do Bahia, Campeão Brasileiro de 1959. Jogo final, Bahia 3×1 Santos, em 29/03/1960 no Maracanã.
No título consta: “Foto Rara, de 1960: Seleção Bahiana de Futebol”
Abs