Foto Rara, de 1959: Seleção do Exercito com Pelé

Estes são os componentes da ofensiva da seleção do II Exército: Bataglia, Parada, Pelé, Ariston e Parobé.  Todos esses elementos são destacados artilheiros que atuam dentro e fora da caserna.

NOMES POPULARES do futebol bandeirante integram o selecionado do II Exército que está participando dos Jogos Desportivos Militares, nos quais tomam parte as representações da Aeronáutica, da Marinha e do Exército. Apesar do cartaz dos seus comandados, o técnico Mauricio Cardoso, que já foi preparador de alguns dos grandes clubes paulistas, não admite estrelismos.

– Exijo o máximo de todos (disse-nos ele). Antes de mais nada, quero que o soldado seja disciplinado e cumpridor de ordens. Caso contrário, seja ele famoso ou não, ficará na cerca torcendo pelos companheiros. Felizmente todos têm correspondido, demonstrando grande boa vontade nos treinos ao lado de alto nível disciplinar.

Como a provar o que o capitão Maurício Cardoso havia dito, notamos no treino realizado pela seleção do II Exército, que os craques pracinhas realizam verdadeiros jogos nos aprontos, correndo e suando a camisa. Por isso não há exagero ao afirmar-se que há grande diferença entre os treinos dos militares e as práticas dos clubes profissionais. Nos primeiros, impera a disciplina e a voluntariedade do plantel; nos últimos, a coisa vai em câmera lenta, com a turma receosa do corpo-a-corpo.

Aliás, os jogadores que estão prestando serviço militar muito devem ao Exército, que tem compreendido sua posição de atletas que vivem do futebol. O próprio Pelé, por exemplo, desfruta das maiores regalias, deixando o quartel sempre que o Santos reclama o seu concurso para jogos e aprontos. Os superiores do famoso craque entendem seu problema e procuram auxiliá-lo em tudo e por tudo.

A seleção do II Exército é um autêntico escrete de valores do futebol paulista. Seus componentes são: Milési, ex-jogador do misto do Corinthians, que se encontra em disponibilidade, tendo convite para ser testado no Vasco; Mané, aspirante do Palmeiras; Gonçalves, profissional do Nacional; Daniel, ex-jogador do Ipiranga, com passe no bolso: Nelson, campeão juvenil da Portuguesa de Desportos; Toni, profissional do Comercial; Bataglia, titular do Corinthians, Pelé, titular do Santos e das seleções paulista e brasileira; Parada, titular do Palmeiras; Ariston, ex-jogador do Ipiranga, treinando atualmente no São Paulo; Parobé, ex-jogador do Juventus, com convite do Corinthians; Viana, ex-jogador do Juventus; Clóvis, titular da Portuguesa Santista: Célio, titular da Ponte Preta de Campinas; Foca, do time principal do Jabaquara e Cacalo, aspirante do Santos.

FOTOS: Arnaldo Figueiredo, da Revista do Esporte (RJ)

 FONTES: Odilon Silva – Revista do Esporte (RJ)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Brasil, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

5 pensou em “Foto Rara, de 1959: Seleção do Exercito com Pelé”

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Essa partida foi realizado na quarta-feira, do dia 29 de julho de 1959, no Estádio da Rua Figueira de Melo, em São Cristóvão, na Zona Norte do Rio (RJ).

    Um forte abraço.

  2. sérgio rosa

    Me diga, por favor, caro Sérgio, a data exata deste jogo, pois, nos auge dos meus 15 aninhos, recém completados, eu estava presente, nesta ocasião. Grato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *