Treze Athletico Paraibano (atual Treze F.C.) – Campina Grande (PB): Existiu entre 1978 a 1981

O Treze Athletico Paraibano (atual Treze Futebol Clube) é uma agremiação da cidade de Campina Grande (PB). O ‘Galo da Borborema’ foi Fundado no dia 07 de Setembro de 1925, e tem a sua Sede localizada na Rua Teixeira de Freitas, s/n, no Bairro São José, em Campina Grande.

A história de glórias do Treze seguiu normalmente até meados dos anos 70. No entanto, o clube atolado em dividas, principalmente, com a previdência social fez com que a diretoria adotou uma estratégia para escapar desse abismo. Acreditando que poderia obter recursos junto ao Ministério da Educação e dos Esportes já que um programa governamental, apresentou  uma proposta para arrecadar recursos para a construção de uma vila olímpica.

Nas entrelinhas seria uma forma de fazer o básico com o dinheiro para construir o essencial. Para isto, o clube não poderia ter dividas no seu cadastro com o governo. Em 1978, a diretoria decidiu dar aquele “jeitinho brasileiro” e mudou o nome do clube e o CNPJ, trocando “Treze Futebol Clube” para “Treze Athletico Paraibano”.

Durante três anos o clube manteve essa nomenclatura, mas sem o consentimento da sua apaixonada torcida. Então, em Novembro de 1981, com a pressão dos torcedores, tendo Bióca à frente de uma grande movimento, a diretoria do Treze aceitou que fosse realização um plebiscito para definir se mantinha o nome ou se voltava para o original.

E o resultado foi acachapante para não deixar dúvidas: 300 contra 4 votos e o clube voltou a adotar o nome de fundação: Treze Futebol Clube. A curiosidade é que antes de voltar ao antigo nome o Treze Athletico Paraibano, se despediu conquistando o Campeonato Paraibano da 1ª Divisão de 1981.

FONTES & FOTO: Júlio Cesar – Blog Treze Galo

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 02. Julio Diogo, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Paraíba em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

6 pensou em “Treze Athletico Paraibano (atual Treze F.C.) – Campina Grande (PB): Existiu entre 1978 a 1981

  1. Sergio Mello Autor do post

    Meu amigo Ielo,

    Sempre que surgirem novas informações sobre essas lacunas vou agregando

    Um grande abraço

  2. Antonio Mario Ielo

    Sergio,

    Obrigado por responder.

    Estas duvidas de “aportuguesamento” ficam sempre “no ar”, pois emcontramos muitas publicações até 1978.
    E agora, fica a dúvida da legalidade, ou seja, como o Treze Atlético Paraibano conseguiu registrar o novo nome em seu CNPJ, considerando já existir um clube anterior (o fundado em 1925) com o nome idêntico.

    Abs.

    Abs.

  3. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    A sua pergunta sobre em que ano aconteceu o “aportuguesado” de Treze Football Club para Treze Futebol Clube o Júlio Cesar me respondeu o seguinte:

    “O Treze Futebol Clube foi aportuguesado em 1937, quando foi reorganizado. Entre 1925 a 1929 ele era escrito Treze Football Club”.

    Um grande abraço.

  4. Antonio Mario Ielo

    Sergio e amigos,

    O Treze Futebol clube é um dos grandes clubes paraibano e merece todas as considerações e esclarecimentos.

    Conforme é interpretado podemos considerar que são apenas um clube, sendo o mesmo grupo de pessoas que dirigiram ambos os clubes e a torcida e a imprensa reconhece como sendo o mesmo.

    Mas podemos ser mais rigorosos e interpretar que juridicamente não são o mesmo clube pois possuem CNPJs distintos. Caso semelhante ao atual São Paulo Futebol Clube e o São Paulo Futebol Cube fundado 1930, considerando aí um agravante pelo fusão com o CR Tietê.

    Será que o pesquisador Julio Cesar saberia disser se foi “aportuguesado” oficialmente o nome do clube? Se foi, qual a data que isto ocorreu? Isto deve constar no Cartorio de Registro de Campina Grande. Ou seja, quando mudou o nome de Treze Foot-ball Club para Treze Futebol Clube?

    Pelo que estou pesquisando na internet do histórico do clube não encontro nada sobre o assunto.

    Abs.

  5. Sergio Mello Autor do post

    Ielo,

    Sobre essa questão de ter existido dois clubes distintos, pelo que eu entendi do especialista do futebol paraibano, Julio Cesar, não procede. O Treze FC existiu entre 1925 a 1978. Saiu “do ar” por três anos e depois retornou.

    Em relação a questão dos CNPJs, é o grande enigma. Até para o Julio Cesar é um mistério, sobretudo após retornar a nomenclatura original (1981).

    O certo é que, possivelmente, essa questão pendente venha a ser esclarecida num futuro próximo.

    Abs.

  6. Antonio Mario Ielo

    Amigos,

    Mais um bom desafio para o Rodrigo Santana, especilista em pesquisas de CNPJ do blog.

    Vejamos:

    – 1925, 7 setembro – Fundado o Treze Foot-ball Club em Campina Grande – PB.
    – 1978, Existo o Treze Foot-ball Club (acho que nunca foi aportuguesado o nome).
    – 1978, novembro – Fundado o Treze Athético Paraibano (novo CNPJ).
    – 1981, novembro – o Treze Athético Paraibano muda de nome para Treze Futebol Clube (mantendo o novo CNPJ).

    Então, são dois clubes destintos.

    Abs.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *