Foto Rara, de 1955: Grêmio Esportivo Gianella – Caxias do Sul (RS)

Grêmio Esportivo Gianella é uma agremiação da cidade de Caxias do Sul (RS). A sua Sede fica localizada na Rua Matteo Gianella, 1.512, no Bairro de Santa Catarina, em Caxias do Sul. Fundado em 13 de maio de 1945o G.E. Gianella foi um dos principais clubes de Caxias do Sul no período que antecedeu a profissionalização do Futebol Gaúcho. Suas maiores conquistas são títulos amadores, a se destacar os Campeonatos Municipais Amador de 1949 e 1950.

Além disso, possui em seu currículo uma final do Campeonato Citadino de Caxias do Sul em 1945, quando perdeu a disputa para o Grêmio Esportivo Fluminense e ficou igualmente com o vice no Torneio Início de Caxias do Sul, perdendo novamente o título para o Grêmio Esportivo Fluminense, mas ficando a frente do Esporte Clube Juventude.

Em 1963 manteve sua sede na Rua Matteo Gianella, bairro de Santa Catarina, em Caxias do Sul, mudando-se em 1974 para outro local nas imediações do mesmo bairro. Não chegou a conquistar um grande título municipal, permanecendo de forma amadora até os dias atuais, mas sendo considerado um tradicional clube de Caxias do Sul no início do século XX.

A maior rivalidade do Grêmio Esportivo Gianella era dos tempos em que enfrentava o Esporte Clube Juventude, sendo esse o Ju-Nella, também realizava os clássicos Fla-Nella com a SER Caxias, antigoGrêmio Esportivo Flamengo, e o Flu-Nella com Grêmio Esportivo Fluminense, todos os clubes eram adversários da cidade de Caxias do Sul.

 

FONTES: Marlon Krüger Compassi – Wikipedia – Jornal Vida Esportiva 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *