“O Futebol da Região Mineira” (SC): Mampituba Foot Ball Club, de Criciúma

FUNDAÇÃO

A Sociedade Recreativa Mampituba surgiu do Mampituba Foot Ball Club, em 18 de maio de 1924. Liderado pelo jovem Abílio Paulo, um grupo de 52 pessoas de Criciúma e região se reuniu e assinou a ata de fundação. O nome “Mampituba” foi escolhido devido ao rio que faz divisa dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, que tem o mesmo nome.

No início, o futebol era a principal modalidade a ser praticada no clube, mas com o passar do tempo e o aumento do número de associados, novos esportes foram implantados. Além dos esportes, os bailes também contribuíram para aumentar a notoriedade do clube na região.

HISTÓRIA

Em quase nove décadas de história, a Sociedade Recreativa Mampituba tem muito a contar. Consagrado e reconhecido em todo o país, o clube segue em constante desenvolvimento e prima por oferecer sempre o melhor aos associados.

Em uma retrospectiva separada por décadas, contamos, portanto, uma parcela da grandiosa história da Sociedade Recreativa Mampituba, um clube para se viver!

DÉCADA DE 20

O Mampituba Foot Ball Club foi fundando dois anos antes de Criciúma se emancipar de Araranguá, em 1924. O objetivo, a princípio, era a prática de futebol, esporte que estava conquistando a admiração da sociedade.

A sede para a nova agremiação foi a mesma que era utilizada pela Sociedade Cooperativa Victória, localizada na rua Seis de Janeiro, onde até hoje funciona e sede administrativa do clube. Já o campo utilizado para os treinos do Mampituba Foot Ball Club situava-se onde atualmente fica o bairro Pio Corrêa, que posteriormente passou a pertencer ao Ouro Preto Futebol Clube.

DÉCADA DE 30

A principal característica da década de 30 foi o aumento significativo dos associados e das atividades desenvolvidas pelo Mampituba Foot Ball Club. Nesta década, o futebol já estava dividindo espaço com outras modalidades esportivas, e as promoções, como bailes, também já ganhavam fama.

A década de 30 foi uma época em que o Mampituba voou mais alto, inclusive com a construção da sede própria. Em dezembro de 1931 foram distribuídos os convites para a inauguração do prédio do Mampituba F.C., que aconteceu no dia 16 de janeiro de 1932.

Alguns anos depois, em 1937, o futebol perdeu forças e deixou de ser praticado pelos associados do clube. A decisão foi tomada devido a dois fatores: outras atividades estavam chamando a atenção dos associados e a modalidade estava ganhando aspectos mais profissionais, deixando de lado a sua característica de amadorismo. Também nesse período, outros clubes de futebol, semiprofissionais, estavam surgindo em Criciúma, como o Ouro Preto e o Atlético-Operário. No final da década de 30, os bailes de carnaval já faziam parte da programação anual do Mampituba.

DÉCADA DE 40

Mesmo tendo abandonado a prática do futebol em 1937, o clube manteve, até 1943, a denominação de Mampituba Foot Ball Club. Foi nessa data que o então presidente Addo Caldas Faraco fez uma assembleia geral extraordinária e, além de outras mudanças, estabeleceu o novo nome, usado até hoje: Sociedade Recreativa Mampituba.

 

FONTES: Livro da LARM – Marlon Krüger Compassi – Site do Mampituba (http://mampituba.com.br/historico/)

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Fotos Históricas, História do Futebol, Livros / Vídeos / Biblioteca Virtual, Santa Catarina em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *