Festival Esportivo do EC Benfica (São Vicente-SP) – 1973

COMEMORAÇÃO AO 12º ANO DE FUNDAÇÃO DO ESPORTE CLUBE BENFICA
DATA: 01 DE ABRIL DE 1973

LOCAL: CAMPO DA A PORTUGUESA D , EM SÃO VICENTE / SP

 

VETERANOS

EC BENFICA (São Vicente)

2-2

OSWALDO CRUZ AC (Santos)

1º QUADROS

CANTO DO RIO FC (São Vicente)

2-1

CA BANDEIRANTES (São Vicente)

1º QUADROS

VILA BANDEIRANTES EC (Cubatão)

2-1

TIGRE FC (São Vicente)

1º QUADROS

BEIJA FLOR FC (São Vicente)

3-0

A PORTUGUESA D (São Vicente)

2º QUADROS

EC BENFICA (São Vicente)

1-1

PASTEUR FC (Santos)

1º QUADROS

REAL AC (São Vicente)

1-0

CALUNGA PC (São Vicente)

1º QUADROS

EC BENFICA (São Vicente)

2-1

PASTEUR FC (Santos)

Um comentário em “Festival Esportivo do EC Benfica (São Vicente-SP) – 1973

  1. josé marques da silva

    Eram os anos 60 no Bairro do Beira Mar na Cidade de São Vicente………
    Durante a Semana todos ajudaram , um foi buscar Bambu ,outros fizeram bandeirinhas e bandeirolas ,outro linha e cordas , outro conseguiu o CAL para traçar o Campo da Portuguesinha do Beira Mar , teríamos um Festival no Domingo…… , Paulistano , Continental , Beija Flor , o São Vicente não quis participar , Benfica , Ferroviária, Itararé e a Prova de Honra seria um Jogão : Benfica X Barreiros …..Correu um boato de que dois famosos queridos iriam estar lá jogando : PEPE no Continental e Clodoaldo no Barreiros .
    A molecadinha alvoroçada só falava nisso a Semana inteira , na Escola do Matteo Bei( que muitos pronunciavam “Matiobei”) , na Farmácia do Seu Carlos , no Açougue do seu Maneco , na Padaria ESTRELA , na Venda do Seu João e Dona Belinha , enfim ….era Festival no Campo da Portuguesinha .
    O domingo chegou , eu como morava em frente ao Campo já corria pra lá ,logo demanhã ……pegava minha bola , chamava o Marivaldo (Gordinho), o Pinguim , o Braizinho , o Chico , meu Irmão e com muita alegria dentro do peito corríamos para o Campo, para aproveitar que nossos Pais e os adultos do Bairro estavam lá prá ver o Festival , então nós ficávamos imitando nossos ídolos do Profissional para sem imaginar ou ter a intenção, levar alegria ao Bairro de trabalhadores da Construção, Costureiras , Policiais , Trabalhadores da Ferrovia e do Porto …..era uma gostosa Festa .
    Como eu era o primeiro a chegar no gramado (todo aparadinho pro Festival) eu apenas de shorts humilde e agarrado a bola que meu Pai comprava …….. lá vem EDU , finta um , dribla outro , corta para o meio , toca para PELÉ que devolve para o Ponta Esquerda (meu ídolo mais que o Pelé ) que corta o Lateral Forlam …….. e eu , aquele menino corria pela área na Ala Esquerda onde jogava meu querido EDU do SANTOS F.C. e ao chegar dentro da área …. me jogava ao chão ….PENALTI ! PENALTI ! ………eu naquele momento me transportava para A VILA BELMIRO lotada gritando NECO ! NECO ! NECO ! e eu olhava para a arquibancada e via até minha Maezinha TORCENDO POR MIM ……..arrumava a gorduchinha na marca da CAL , dava uns 3 passos para tras , como ví EDU fazendo e …….. MOLEQUE SAI DAÍ , NUM TÁ VENDO QUE O JOGO VAI COMEÇAR ? VÁI , VAI , SAI DAÍ , SAI ! …………… Mas daí aparecia o CICA zagueiro da Portuguesinha e falava pra mim …… “Vai garôto , bate logo esse Penalti aí , vai ” , Era o CICA , um Preto forte , zagueiro clásssico , que durante os jogos eu ficava olhando ele cabecear os cruzamentos que “choviam” na área da Portuguesinha …………….. E eu , emocionado e nervoso voltava pra Vila dos meus sonhos e batia o Penalti imitando o EDU no andar e o CICA ao ver minha alegria e quando eu passava por ele , afagava minha cabeça e dizia ……..” golaço garôto ……… esse filho do Seu Zé ! ”
    Gostava mesmo de ver meu maior ìdolo , SEVERINO , Ponta direita do Benfica …… como gostava de ve-lo jogar , eu seguia seus movimentos com os olhos sem piscar , quando virava o Segundo Tempo eu ia pro outro lado do Campo prá ver o SEVERINO que era igual ao JAIRZINHO na Copa do Mundo no México , Grande SEVERINO ! Conhecia todos do Benfica , o ZÔILO , o ZÉ CARLOS (que me chamava de “cara de brôa” ) , o Fernandão (irmão do Regis) , etc…..
    Mas confesso uma frustração que tive ………foi numa Prova de Honra emque jogava o Paulistano (do CUNHA , que tinha um chute fortíssimo) contra o Pedra Noventa de Santos , o Jogo estava sensacional mas no Segundo Tempo meu Pai me chamou pra ir prá casa pois ele tinha visto um começo de briga que começou na roda de “Bozó” ( um jogo de apostas com dados lançados) e eu obediente fui mas querendo ficar …….. de repente uma correria , estampidos de tiros e assim acabou aquele outro Festival .
    o quê ? hã ? ahh , a Prova de Honra , nem sei como terminou porque no Primeiro tempo ainda um amiguinho me avisou que o EDU tinha chegado lá no Bairro com o Centroavante Flávio ……..o Flávio foi no Centro da Dona Inocência tomar uns “passes” mas cadê o EDU ? cadê meu Ídolo ? o Maior jogador de Futebol de todos os Tempos na cabeça daquele menino do Beira Mar , cadê ? …… sumiu ! ….sumiu não né , o danado se achou , pois alí no meu Bairro havia uma moça muito bonita e o EDU estava lá paquerando a moça ……e eu só olhando ele de loooonge .
    Assim eram os Festivais de Futebol nos Domingos do meu querido Bairro do Beira Mar na Cidade de São Vicente – SP.

    Meu nome é JOSÉ MARQUES que nesta época era mesmo chamado de NECO o filho do Seu Zé .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *