Messejana Esporte Clube – Fortaleza (CE): Novo escudo

O Messejana Esporte Clube é uma agremiação da cidade de Fortaleza (CE). A sua Sede fica na Rua Coronel Francisco Pereira, nº 384, no Bairro de Messejana, em Fortaleza. Fundado na quarta-feira, do dia 28 de Setembro de 1938, para ser um clube de prática  desportiva entre amigos do Distrito de Messejana.

Durante toda a década de 40 e 50, o Messejana Esporte Clube promoveu o futebol amador, participando de diversos campeonatos das ligas de bairros da capital cearense.

Nesta época, o foco eram as equipes formadas por moradores da região e de bairros vizinhos, que participavam mais por diversão e confraternização do que por competição e resultado.

Na Década de 60, começou um trabalho de melhoria das condições técnicas com o objetivo de profissionalização na Federação Cearense de Futebol, que possuía apenas duas divisões.

Em 1966, ingressou nas categorias profissionais, filiando-se a Federação. Teve uma participação discreta neste ano, mas em 1967, com um brilhante campanha conseguiu se consagrar vice-campeão da Segunda Divisão do Cearense.

Mas, em 1969, diante de dificuldades financeiras, o então, “Esporte Clube Messejana“, desistiu de participar da Primeira Divisão e voltou a apenas participar dos campeonatos de bairro e liga, se mantendo até hoje nesta situação.

Atualmente, desenvolvendo seu trabalho no Estádio Municipal Walter Lacerda, o conhecido Murilão, o Messejana Esporte Clube, tem foco nas categorias de base, mantendo um projeto social de escolinha de futebol, e tem participado ativamente das principais competições promovidas na Região Metropolitana de Fortaleza, voltadas para os mais jovens.

Tendo alcançado resultados significativos. O Messejana mantém ainda a tradição das equipes de bairros, como Quarentões e Titulares e Aspirantes. A expectativa do Messejana é poder, daqui a dois anos, voltar a disputar as categorias profissionais, ingressando na terceira divisão do cearense.

FONTE: Blog do Clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 04. Eduardo Cacella, Ceará, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Messejana Esporte Clube – Fortaleza (CE): Novo escudo

  1. Mycherlene dos Santos Maciel

    Recebi jovens de que idade até que idade? Resido em Messejana tenho um jovem talentoso, que tem garra e amor pelo o futebol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *