Cordeiros Futebol Clube – São Gonçalo (RJ): Fundado em 1922

O Cordeiros Futebol Clube é uma agremiação da cidade de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. O Alvinegro de Santa Isabel foi Fundado no dia 17 de Julho de 1922, e a sua Sede e o Estádio José Jorge Cordeiro, ficam localizados na Estrada da Fortuna, nº 111, no Bairro de Santa Izabel, no Distrito de Monjolos, na zona leste de São Gonçalo.

O Cordeiros foi um assíduo participante do Campeonato Citadino de São Gonçalo. Durante muito tempo, o clube foi apoiado pela antiga Viação Santa Izabel. Mas com a falência da empresa de ônibus, o clube acabou encerrando as suas atividades futebolísticas.

Porém, o seu campo, que conta com iluminação e vestiários subterrâneos que dão acesso ao gramado, ainda é utilizado pela Liga Gonçalense de Desportos para a realização de campeonatos amadores e torneios das divisões de base.

O momento que mais marcou o Cordeiros aconteceu no ano de 1972. Mané Garrincha tinha “pendurado as chuteiras” um ano antes, e, a diretoria do clube gonçalense fez um grande esforço para que o craque bicampeão mundial jogasse, mesmo que num amistoso, pelo clube.

Após conseguir o apoio dos produtores de laranja, da região (muito forte e conceituada, naquela época), finalmente o objetivo foi alcançado. A partida foi contra o grande rival do Cordeiros: Pachecos Futebol Clube.

Com o estádio superlotado o jogo se encerrou prematuramente aos 15 minutos do segundo tempo, devido a um forte temporal, com o placar de 2 x 0 favorável ao Cordeiros. Garrincha marcou um gol numa cobrança de falta. A partida foi arbitrada por José Silveira.

 Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=dINzU1I8pg4

FONTES & FOTOS: Futebol Gonçalense – Papo Esportivo – Retratos do Futebol Fluminense – Flickr

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *