Torneio Início Carioca 1951: Flamengo é o Campeão
O Torneio Início Carioca de 1951 teve um desfecho dos mais brilhantes, em face do entusiasmo empregado por todos os clubes que compõem a Primeira Divisão da Federação Metropolitana de Futebol (FMF), domingo confraternizados com o amadorismo, desde que também tomou parte na luta um representante do Departamento Autônomo da FMF: o Manufatura Nacional de Porcelana Futebol Clube, campeão Amador de 1950, em nossa capital.
O grande número de pessoas presentes ao maior estádio do mundo, deve ter deixado o colosso do Maracanã totalmente satisfeito, pois houve, além do empenho de todos os jogadores que se digladiaram, um bom nível técnico, em alguns prélios é verdade.
As emoções foram muitas, tendo a torcida vibrado intensamente ao largo de todos os encontros efetuados – em número de 11. E o final, reunindo o Flamengo e Bangu, colocou frente a frente precisamente as duas equipes que mais fizeram dentro da tarde, premiando afinal, com inteira justiça, o Flamengo, cuja atuação, mais trabalhosa e convincente que a do Bangu, lhe deu todos os direitos ao título conquistado.
Depois de sete anos, sem conquistar qualquer titulo – mesmo de um simples torneio de apresentação – voltou à Gávea, como que para engrossar a onda de otimismo que por lá anda com o retorno de Flávio Costa, a glória de um campeonato. Sim, porque, muito embora o Torneio Início não possa ter a expressão dos certames normais, o clube que o levanta, nem por isso, deixa de ser um campeão.
E o Flamengo, embalado na saudade das glórias passadas, canta entusiasmo essa primeira glória do presente. Vamos agora analisar todos os jogos do Torneio Início festa esportiva da cidade, quando os clubes, torcidas e imprensa esportiva, confraternizaram nessa competição que é a homenagem do futebol brasileiro aos jornalistas esportivos da metrópole.
FONTE: Revista Sport Ilustrado