Em tempos de Copa do mundo, muitas pessoas que não estão a acompanhar futebol voltam-se para a televisão com a camisa verde e amarela e todos nós tornamo-nos especialistas em táticas e em arbitragem.
Por Luis Ricardo Cobra
O que pouca gente sabe, é que os árbitros de todos os esportes utilizam o apito apenas para chamar a atenção da infração ou da finalização do lance e que o que indica realmente qual a marcação, são seus braços ou a sinalização dos assistentes com a bandeira.
Além dos sinais básico, como apontar tiro de meta, escanteio ou até mesmo laterais, existem 5 gestos básicos que o árbitro de futebol executa.
Quando o árbitro está autorizando a cobrança de uma infração direta, ele ergue levemente seu braço direito, mantendo-o paralelo ao ombro, conforme imagem a seguir.
Esse braço indica que o jogador responsável pela cobrança pode direcionar a bola ao gol sem a necessidade de tocá-la para um companheiro antes da bola ser chutada ao gol.
Já quando o braço do árbitro está totalmente levantado, indica que o tiro é indireto, então é necessário que um outro jogador do time receba a bola antes dela ser chutada ao gol.
No futebol moderno, a vantagem se transformou em uma “constante” nos jogos. Mesmo após uma infração, se o time que sofreu a infração estiver em uma situação vantajosa, a jogada não deve ser interrompida e ambos os braços do árbitro são esticados para frente.
Já o gesto da punição a um atleta, os famosos cartões amarelo e vermelho, tem o mesmo gesto e a recomendação de que o jogador punido seja afastado do grupo, com o objetivo de facilitar sua identificação por quem estiver fora do campo.
Auxiliares
Antigamente eram chamados de bandeirinhas e muitas vezes eram árbitros escalados para fazer o papel do auxiliar. Hoje em dia, a função do auxiliar é bastante importante e por não contar com a ajuda do apito, possui uma série de movimentos que ajuda, à distância, na identificação do árbitro das infrações?
Substituição | Lateral ataque | Lateral defesa | Falta da Defesa | Falta de Ataque |
Impedimento | Impedimento próximo ao auxiliar | Impedimento no centro do campo | Tiro de canto | Tiro de meta |
“O pé estava em impedimento”, “o ombro do jogador estava mais a frente”. “blá, blá, blá…”. Gente, eu trabalho com edição de vídeo! Basta clicar uma fração de segundo antes ou depois que eu coloco ou não um jogador em impedimento.
Tá uma banalização vergonhosa. A regra permite que na dúvida do impedimento, a arbitragem deixe o jogo seguir. Ora, quantos lances vimos que o assistente acredito ter ficado em dúvida e deixou rolar. Mas os entendidos viram a ponta da “chuteira ou o o dedo”.
Exceto os gol anulados dos EUA e a vergonhosa do francês no jogo Brasil x Costa, não veja nada demais nas arbitragens (talvez eu tenha esquecido algum lance mais agudo).
O problema se chama TELEVISÃO, antes ocorriam falhas da mesma maneira só que ninguem via em tantos detalhes.
Esperava uma arbitragem bem melhor, mas só vejo falhas e mais falhas, para quem assistiu EUA vs Eslovênia viu que tanto na Copa como no Brasileiro os arbitros estão totalmente perdidos.