Associação Atlética Portuguesa Santista – Santos (SP): Modelo de 1950

A Associação Atlética Portuguesa, ou simplesmente Portuguesa Santista, é uma agremiação da cidade de Santos, litoral do estado de São Paulo. A sua Sede e o Estádio Ulrico Mursa, que possui capacidade para  15 mil pessoas, ficam localizados na Avenida Senador Pinheiro Machado, nº 240, no Bairro do Marapé, em Santos. A ‘Briosa’ foi Fundada no dia 20 de Novembro de 1917,

A Portuguesa Santista já foi campeã paulista do Campeonato Paulista da 2ª Divisão em 1964, tendo participado por cinco vezes na Terceira Divisão do Campeonato Brasileiro e uma vez na Copa do Brasil, em 2004. A Portuguesa é a detentora da “Fita Azul” desde 1959 – título criado para homenagear as equipes que faziam excursões ao exterior com sucesso. Essa honra já foi do Vasco da Gama, da Portuguesa de Desportos e do Santos Futebol Clube.

O seu Estádio, Ulrico Mursa, foi o primeiro da América Latina a ter cobertura de concreto. Inaugurado em 5 de dezembro de 1920, o estádio recebeu o nome do engenheiro Ulrico Mursa,  um dos mais fanáticos entusiastas do clube e  diretor da extinta Companhia Docas de Santos.

A Portuguesa Santista foi a primeira equipe da cidade de Santos a revelar um jogador que serviu à Seleção Brasileira de Futebol, para a Copa do Mundo de 1938, na França. O atleta foi Elba de Pádua Lima, mais conhecido como Tim,  atacante da Briosa, que desde 1936 jogava pelo Fluminense.

A Portuguesa Santista é uma das equipes fundadoras da Federação Paulista de Futebol, em 1941, juntamente com Palestra Itália (atual Sociedade Esportiva Palmeiras), Corinthians, São Paulo Futebol Clube, Santos Futebol Clube, Portuguesa de Desportos, Espanha (atual Jabaquara Atlético Clube), Ypiranga  e SPR (atual Nacional Atlético Clube).

Os jogos mais famosos disputados pela Portuguesa Santista foram contra o Santos Futebol Clube, batizado de “clássico das praias“, entre as décadas de 1950 e 1960. Há também grande agitação em sua torcida quando há jogos contra a Portuguesa de Desportos e Jabaquara.

A melhor posição que a Portuguesa Santista conseguiu foi no Campeonato Paulista sendo a 3ª colocada, em 1936, 1937, 1938 e 2003. Atualmente a Portuguesa Santista disputa a segunda divisão do campeonato paulista de futebol profissional. O campeonato é disputado por mais de quarenta equipes, mas a Portuguesa Santista já está sendo apontada como uma das principais candidatas ao acesso e potencial de crescimento no Estado nos próximos anos.

  

FONTES: Site do Clube – Revista Sport Ilustrado

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, São Paulo em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Associação Atlética Portuguesa Santista – Santos (SP): Modelo de 1950

  1. Marcelo Sanches leite

    Estou procurando uma foto do meu pai Dalilo antonio leite filho apelido baianinho jogou na portuguesa santista.
    Tenho uma carta do real Madri de 1961 onde o pele indica ele pra jogar no real Madri. É eles aceitam e convida ele.
    Meu zap 13991077420

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *