O E C Flamengo de Franco da Rocha foi fundado em 12 de junho de 1948 por um grupo de moradores do bairro de Vila ramos. Antes disso, havia um time de futebol chamado Vilas Unidas, onde moradores da Vila Ramos e do bairro vizinho de Pouso Alegre se reuniam no final de semana para disputa de partidas de futebol co times da região.
A sede do Vilas Unidas ficava localizada num salão de propriedade do Sr. Pepe em Pouso Alegre, rua 9 de julho. O local para a prática de esportes era utilizado numa área pertencente à 5ª colônia masculina de pacientes do Hospital Juquery, cujo encarregado era o Sr. Gino Morelato membro da diretoria.
Mas os membros da diretoria queriam ter um campo próprio e encaminharam um oficio ao diretor Milton Pena solicitando uma área pertencente ao Juquery, próximo ao bairro da Vila Ramos. A secretaria da saúde autorizou o pedido do diretor Milton Pena, , e desta forma foi oficialmente formalizado a cessão da área em regime de comodato e publicado no Diário Oficial do estado.
A cessão da área em regime de comodatoà comunidade do bairro de Vila Ramos e com a autirização da Secretaria de Saúde o Sr. Gino Morelato encarregou o funcionário Alcides Bueno de Morais de reunir um grupo de pacientes para limpar a área e ampliar de forma que posteriormente pudesse ser palntado o gramado. E Alcides Bueno conseguiu improvisar um campo de futebol que era conhecido como “peladão” onde as Vilas Unidas passou a realizar suas partidas.
Como o campo ficava no bairro de Vila Ramos, parte da diretoria decidiu que a sede do clube deveria ser transferida para esse bairro e assim foi feito. Daí em diante ficou estabelecido como sede das Vilas Unidas, um salão pertencente ao Sr. Juca Benga. Mas essa decisão desagradou à outra parte da diretoria que residia no bairro de Pouso Alegre, liderados pelo Sr. Antonio Faria, esse grupo decidiu fundar um clube no próprio bairro e assim surgiu o Esporte Club Corinthians de Pouso Alegre.
“Diante disso a comunidade da Vila Ramos, lideradas pelo Sr.Gino Morelato, entendeu que não havia mais razão de existir o clube” Vilas Unidas”.Decidiram fundar um clube com nome diferente. Foi proposto então uma assembléia para a discussão e aprovação do nome do novo clube.
E na noite de 12 de junho 1984, num reservado do antigo bar do tarifa compareceram Josias de Souza lima, Gino Molerato, Luiz Coutinho de Abreu, Fredolinode Araújo Filho, Elias Checoni, Altino Bueno de Moraes, Antonio Beltrame, Jose Guimente, Antonio Baldim e Romeu Baldim para a decidirem a qual seria o nome do clube que representaria o bairro daí por diante.
Dentre vários nomes propostos restaram Botafogo (sugestão de Gino M|olerato) e Flamengo sugerido por Romeu Baldin. Ganhou o Flamengo e assim ficou denominado Esporte clube Flamengo de Franco da Rocha, o novo clube do bairro de Vila Ramos.
O Esporte Clube Flamengo foi então inscrito na Federação Paulista de futebol que na época era digitada por João Mendonça Falcão. O clube deixou de ser uma equipe doméstica para participar do campeonato amador do estado de São Paulo. O E.C. Flamengo é o único clube na região a ter seu nome inscrito no livro oficial do futebol brasileiro o “anuário de futebol da federação paulista de futebol“.
Na década de 60 o E. C. Flamengo de Franco da Rocha disputou a 3O Divisão de futebol do estado, jogando contra grandes equipes que posteriormente alcançaram projeção no cenário futebolístico como bragantino, de Bragança paulista e SAAD de São Caetano, que depois se transformaria no São Caetano , o azulão, entre outros.
As partidas de futebol eram realizadas em sua praça de esportes e atraia a atenção de sua comunidade local e também de grande parte do publico esportista francorrochense que se espiram no barranco que servia de geral ou se acotovelavam na cerca de madeira que protegia o campo e os jogadores em busca de um ângulo melhor para assistir as contendas.
O clube teve grandes presidentes, verdadeiros idealistas, que se entregaram de corpo e alma pela agremiação.Difícil destacar esse ou aquele, mas muito importante mencionar alguns que por características distintas deixaram seus nomes na historia do clube.abnegados como o saudoso Cosme. Que não residia em Franco da Rocha e muito fez pelo Flamengo entusiastas como Fredolino de Araújo, Emilio Hernandez, Nilson Morelato, Antonio Rodrigues, Jose Ferreira, Antonio Teixeira, Oscar Jose de Almeida, Jairo Lirrussi, Jose Benedito Hernandez e Jose Carlos Salomão de Araújo.
O Conselho deliberativo e fiscal contou com a dedicação de pessoas como Gino molerato, Amélio Alexandrino, Benedito de Andrade, Jose Guimente, Nelson Bernardes Coutinho, Luiz Silvestre, Jose Beltrame, entre outros.
E na parte esportiva muita gente contribuiu , ao seu modo e conforme suas possibilidades como o técnico Valdomiro (Mirão), Athaide, Juca Benga, Aparecido (Xapoto), Afonso Lirussi, João Lirrussi, Altino Bueno de Moraes, Helio Baiano e Raminhi mais recentemente.
Mas inesquecível foi a dedicação de Ìtalo e seu João, que passavam o dia cuidando do gramado e ao final da tarde retornavam para seus aposentos localizados na extinta 5 º colônia masculina do juquery. Ninguém entrava no campo sem autorização e o gramado era referencia na região.
O hino do clube é de autoria de Luiz Coutinho de Abreu que também assina a melodia.Foi escrito na época em que gênios como Ari barroso Lamartine babo e Dorival caymmi faziam grande sucesso e serviu como influência para Coutinho criar o hino do clube.
Site do clube[img:untitled1.jpg,resized,centralizado]