Numeroso público que acorreu à praça de esportes do Barra Mansa F.C. a fim de assistir o cotejo entre os quadros do Barra Mansa Futebol Clube (do município de Barra Mansa), Campeão Invicto de todos os campeonatos da Liga Barramansense Desportiva (LBD), e do Frigorífico Atlético Clube (do município de Mendes), Campeão Invicto de 1945 da Liga Desportiva de Barra do Piraí (LDBP). Dois clubes que representam as maiores expressões no cenário esportivo da Zona Sul-Fluminense.
O embate entre os veteranos adversários de todos os tempos assumiu uma fase de inédito interesse. O triunfo do campeão Barramansense não deixou dúvidas, pois atuando em um dia de grande felicidade conseguiu impor-se ao seu leal competidor após uma luta movimentadíssima em que os aguerridos disputantes puseram á prova todo o seu entusiasmo e valor técnico.
A vitória do Barra Mansa F.C. pela contagem de 4 a 1 não desmereceu em nada o valor do esquadrão mendense que lutou com denodo e entusiasmo até os minutos finais do sensacional prélio.
A precipitada substituição do centro médio alvinegro Humberto por Mário aos 15 minutos do 1º tempo foi felicíssima, pois diminuiu bastante a produção do conjunto que vinha mantendo no período inicial um ligeiro domínio sobre o seu adversário. Os destaques da partida foram: Carlinhos, Edgard, Espíndola, Hamilton e Waldir pelo Barra Mansa. Enquanto Didi, Licurgo, Laír, Gonzaga, Humberto e Saninho foram os nomes do Frigorífico.
BARRA MANSA F.C. 4 X 1 FRIGORÍFICO A.C.
LOCAL: Estádio Leão do Sul, em Barra Mansa (RJ)
CARÁTER: Amistoso Estadual
DATA: Domingo, do dia 22 de Junho de 1947
PÙBLICO E RENDA: Não divulgado
ÁRBITRO: Benjamim Morgado (LBD)
BARRA MANSA: Carlinhos; Edgard e Nono; Tião Messias e Espíndola; Bugiu, Hamilton, Waldir, Orlando e Dulfe.
FRIGORÍFICO: Armando; Didi e Gonzaga; Licurgo, Humberto (Mário) e Laír; Cherem, Marino, Moacyr, Zé Magro (Humberto) e Saninho.
GOLS: Hamilton aos 15 minutos (Barra Mansa), no 1º Tempo. Dulfe aos 10 minutos (Barra Mansa); Hamilton aos 25 minutos (Barra Mansa); Waldir aos 32 minutos (Barra Mansa); Cherem aos 35 minutos (Frigorífico), no 2º Tempo.
FONTE: Revista Sport Ilustrado