Já no mês de Março de 1947, o Santa Cruz excursionou até São Luís, do Maranhão. Na ‘Ilha do Amor’, venceu o Sampaio Corrêa por 2 a 0, e depois acabou goleado pelo Moto Club por 4 a 2. Neste jogo, no final do primeiro tempo, o árbitro pernambucano, Manoel dos Santos estava desagradando o time maranhense, que na concepção dos mesmos estava permitindo que os atletas do Santa Cruz apelassem para a violência tendo a complacência do juiz.
Então, aos 41 minutos, o zagueiro do Moto, Carapuça agrediu o árbitro estabelecendo grande confusão. Após os ânimos serenados, ficou definido a substituição do árbitro pernambucano, Manoel dos Santos por Manoel Ferreira Novais.
No terceiro jogo, com nove gols, o Santa Cruz acabou derrotado pelo Maranhão pelo marcador de 5 a 4. E, fechando a excursão, voltou a enfrentar o Sampaio Corrêa, mas dessa vez quem levou a melhor foi a equipe maranhense, que bateu o Santa por 3 a 2. Com isso, terminou a excursão por São Luís, com quatro partidas, sendo uma vitória e três derrotas; assinalando 10 gols e sofrendo 12.
FONTE: Revista Sport Ilustrado