Construção do Estádio Proletário Guilherme da Silveira, ‘Moça Bonita’, do Bangu A.C. (RJ), de 1947

O Estádio Proletário Guilherme da Silveira Filho ou Estádio de Moça Bonita é um estádio de futebol localizado na Rua Sul América, nº 950 – no bairro de Bangu, na Zona Oeste do Rio (RJ). Foi inaugurado no dia 17 de novembro de 1947, para substituir o antigo Campo da Rua Ferrer, do Bangu Atlético Clube.

A primeira partida no Estádio Moça Bonita só ocorreu em 12 de dezembro de 1948, na partida vencida pelo Flamengo sobre o Bangu por 4 a 2. O primeiro gol no estádio foi de Joel Resende, do Bangu.

O Estádio de Moça Bonita teve capacidade de 15 mi pessoas, mas atualmente o número de ingressos é reduzido pelas condições de segurança do público. O recorde de público (não confirmado) é de 32 ml espectadores, na partida entre Bangu e a Seleção Brasileira, no dia 14 de março de 1970, que terminou empatada em 1 a 1.

O estádio passou por reformas para o Campeonato Carioca de 2012 com instalação de cadeiras oriundas do Maracanã e reformas nos vestiários, banheiros, cabines de imprensa, sistema de iluminação e gramado.

FONTE: Revista Sport Ilustrado

 

Um comentário em “Construção do Estádio Proletário Guilherme da Silveira, ‘Moça Bonita’, do Bangu A.C. (RJ), de 1947

  1. Ricardo Ferreira de Oliveira

    Antônio Gones da Fonseca Ferreira é meu avô materno, e tinha orgulho do sistema de drenagem do campo. Depois de trabalhar anos na fábrica Bangu, se tornou engenheiro do BNDE, atual BNDES

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *