A novidade este ano do Campeonato Carioca da Série B de 2016, é o Barra da Tijuca, que estreará o seu novo escudo. O Clube Atlético da Barra da Tijuca é uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 08 de Julho de 2010, por Adílson Oliveira Coutinho Filho, presidente do clube, e também pelo ídolo do Fluminense Ézio, que era o seu vice-presidente.
As raízes deste Tricolor da Barra que tem o grená, o verde e o branco em seu uniforme e que disputará, em 2012, o Campeonato Carioca da Série C, advêm da cidade de Duque de Caxias, terra natal do seu mandatário. Contudo, o clube fica sediado na Barra da Tijuca e representará a região no futebol carioca.
Yasmin – nossa primeira inspiração
Em 2010, quando foi criado, o clube se chamava Centro Esportivo Yasmin, uma homenagem do presidente Adílson Oliveira Coutinho Filho à sua filha. E o uniforme trazia as cores azul e branco estampadas.
No mesmo ano, a agremiação organizou a Copa Yasmin de Futebol Juvenil, com sede no CFZ do Rio. O Fluminense ficou com o título da competição, o Vasco da Gama foi o vice e o Yasmin, ao vencer o Bangu de virada por 2 a 1, sagrou-se terceiro colocado do torneio.
O Yasmin fez sua estréia no Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro. Apesar da boa campanha, o clube pereceu ao perder a vaga nas semifinais para a Associação Atlética Carapebus e o Goytacaz Futebol Clube. Ambos ascenderam ao Campeonato Estadual da Série B de 2011. Em setembro do mesmo ano, o presidente Adílson Coutinho Filho e o vice-presidente Ézio resolveram mudar a intitulação da equipe para Clube Atlético da Barra da Tijuca.
FONTE: Site e página do clube no Facebook