Sport Club Americano – Santos / São Paulo (SP)

 

O Sport Club Americano, foi um clube de futebol fundado na cidade de Santos-SP, na data de 21 de maio de 1903,  e que, quatro anos depois, mudou sua sede para a capital de São Paulo.

Participou de nove edições do campeonato paulista de futebol, tendo se sagrado bi-campeão nos anos de 1912 e 1913.

Ressalta-se que o futebol foi introduzido na cidade de Santos pelo Mackenzie College, e foi nessa cidade que, em 27 de outubro de 1902 foi fundado o Club Athletico Internacional.

Contudo, alguns sócios optaram por fundar uma nova equipe, o Sport Club Americano, o qual foi fundado por Sizino Patuska, Américo Martins, Antonio Pinto, Manuel Paixão, A. Munhoz e Armando Paixão.

O líder desse grupo era o Américo Martins dos Santos e em sua homenagem o clube recebeu o nome de Americano.

Sua praça de esportes localizava-se na confluência da Rua Visconde do Embaré com a Praça dos Andradas, onde hoje se situa o Terminal Rodoviário de Santos.

 

 

No ano de 1907 o Mackenzie College resolveu não disputar o Campeonato Paulista daquele ano. Desta forma, o Americano foi convidado a preencher a vaga deixada.

Com o reforço dos jogadores do Mackenzie College, o Americano sagrou-se vice-campeão paulista em sua primeira participação. No ano seguinte, com uma equipe mais estruturada e experiente, os associados optaram por mudar a equipe para a capital paulista, devido a dificuldades em subir a Serra do Mar.

 

Fontes: jornal “A Gazeta Esportiva” e meu acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *