O Sport Club Americano, foi um clube de futebol fundado na cidade de Santos-SP, na data de 21 de maio de 1903, e que, quatro anos depois, mudou sua sede para a capital de São Paulo.
Participou de nove edições do campeonato paulista de futebol, tendo se sagrado bi-campeão nos anos de 1912 e 1913.
Ressalta-se que o futebol foi introduzido na cidade de Santos pelo Mackenzie College, e foi nessa cidade que, em 27 de outubro de 1902 foi fundado o Club Athletico Internacional.
Contudo, alguns sócios optaram por fundar uma nova equipe, o Sport Club Americano, o qual foi fundado por Sizino Patuska, Américo Martins, Antonio Pinto, Manuel Paixão, A. Munhoz e Armando Paixão.
O líder desse grupo era o Américo Martins dos Santos e em sua homenagem o clube recebeu o nome de Americano.
Sua praça de esportes localizava-se na confluência da Rua Visconde do Embaré com a Praça dos Andradas, onde hoje se situa o Terminal Rodoviário de Santos.
No ano de 1907 o Mackenzie College resolveu não disputar o Campeonato Paulista daquele ano. Desta forma, o Americano foi convidado a preencher a vaga deixada.
Com o reforço dos jogadores do Mackenzie College, o Americano sagrou-se vice-campeão paulista em sua primeira participação. No ano seguinte, com uma equipe mais estruturada e experiente, os associados optaram por mudar a equipe para a capital paulista, devido a dificuldades em subir a Serra do Mar.
Fontes: jornal “A Gazeta Esportiva” e meu acervo.