General Sampaio Atlético Clube – São Luis (MA): Disputou o Campeonato Maranhense e 1953

O General Sampaio Atlético Clube foi uma agremiação da cidade de São Luis (MA). O Auri-azul foi Fundado no dia 20 de Abril de 1949, por militares do 24º Batalhão dos Caçadores, liderados pelo Capitão Giordano Rodrigues Mochel, que se tornou o 1º Presidente do clube e pelo Tenente Coronel Anacleto Tavares da Silva (Presidente de Honra).

General Antônio Sampaio

A escolha do nome foi uma homenagem ao ‘Patrono da Arma de Infantaria do Exercito Brasileiro’: Antônio Sampaio (Tamboril, no Ceará, 24 de maio de 1810 — Buenos Aires, 6 de julho de 1866).

Além do futebol, o General Sampaio também contava com outras modalidades: basquete, vôlei, tênis de mesa e atletismo. O surgimento do novo clube foi publicado no Diário de São Luiz, na página 10 (São Luiz, quarta-feira, dia 27 de Janeiro de 1949):

Acaba de ser fundada nesta capital mais uma agremiação esportiva. Trata-se do General Sampaio E. Clube, conjunto formado por oficiais e praças do 24º B.C. Neste sentido recebemos o seguinte oficio:

– São Luiz, Maranhão, 21 de Abril de 1949.   

Oficio Circulo nr. 2/49.

Exmo. Sr. Diretor do “Diário de São Luiz”.

I – Tenho a insigne honra de comunicar a V. Excia. Que no dia 20 do corrente foi fundada nesta capital uma agremiação esportiva denominada GENERAL SAMPAIO ATLÉTICO CLUBE”, funcionando provisoriamente, á Avenida Getúlio Vargas, s/n. (Edifício do 24º Batalhão dos Caçadores – Fundos).

II – A diretoria que regerá os destinos dessa Entidade esportiva no corrente ano ficou assim constituída:

Presidente: Capitão Giordano Rodrigues Mochel;

Secretario: 3º Sargento Raimundo Reis de Abreu;

Tesoureiro: 3º Sargento Mario Pinheiro Rabelo;

Diretor de Esportes: Tenente Antônio Lopes de Medeiros”.

Após a sua fundação, o O General Sampaio se filiou à Federação Maranhense de Desportos (F.M.D.), na Seção de Amadores. O clube debutou no Campeonato Citadino de São Luís, em 1949, onde terminou com o vice-campeão do Pule A, perdendo para o Aliados na decisão. Em 1950, ficou com o vice no Torneio Início; em seguida veio o primeiro caneco. Em 1951,

Com a participação de 22 clubes, o General Sampaio foi superando um a um até conquistar o seus primeiros títulos do Campeonato Citadino de São Luís, do Pule B e também do Certamente.conquistou o Bicampeonato Citadino de São Luís, sendo este ano de forma Invicta. Ainda em 1951, participou do 1º Campeonato Brasileiro da Juventude Amadorista, onde se sagrou campeão da Zona Norte.

De 1949 a 1951, entre jogos amistosos e oficiais, o General Sampaio realizou um total de 50 jogos, com 30 vitórias, oito empates e 12 derrotas; marcando 135 gols, sofrendo 72, com saldo de 63. Todos os 50 jogos estão na reportagem (abaixo).

Os bons resultados motivaram os dirigentes militares que iniciaram um planejamento a fim de colocar o clube na Elite do Futebol Maranhense. Dois anos depois, na segunda-feira, do dia 13 de Julho de 1953, o sonho se tornou realidade, com o pedido para ingressar na principal competição do Estado, recebendo o oval da F.M.D.

No entanto, após a temporada na Primeira Divisão, o General Sampaio seguiu o mesmo caminho do C.R. Flamengo e retornou a esfera amadora. O clube seguiu firme e forte disputando o Estadual no vôlei e basquete, fazendo grande jogos com o Moto Club, a forte dessas modalidades.

FONTES: Diário de São LuizPacotilha O Globo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *