Inédito! Clube Recreativo Flamengo – São Luís (MA): Disputou o Campeonato Maranhense, em 1953

O Clube Recreativo Flamengo foi uma agremiação da cidade de São Luís (MA). O Rubro-negro do Monte Castelo foi Fundado nos anos 40, no Bairro Monte Castelo, com o nome de Flamengo Atlético Clube. Mudou a sua nomenclatura para o atual, na quinta-feira, do dia 19 de março de 1953. A sua última Sede ficava na Avenida José Sarney, 09 – Bairro Vila Nova, em São Luís.

Foi vice-campeão do Campeonato Citadino Ludovicense (gentílico de São Luís), de 1949. Quatro anos depois o Rubro-negro do Monte Castelo deu um passo para o futebol profissional ao debutar no Campeonato Maranhense da 1ª Divisão, organizado pela F.M.D. (Federação Maranhense de Desportos).

A estreia aconteceu às 21h, da quinta-feira, do dia 03 de setembro de 1953, diante do Sampaio Corrêa F.C., no Estádio Santa Izabel, situado na Rua Oswaldo Cruz, no Centro de São Luís.O valor dos ingressos eram: Cr$ 5,00 para a Geral; Cr$ 3,00 para as senhoras, militares, estudantes e crianças, com direito a arquibancada.

No entanto, dentro de campo, o Rubro-negro acabou derrotado pela equipe Sampaina pelo placar de 5 a 1. O time atuou com: Osvaldo; Pedro e Diomar; Juba, Sunguinha e Palico; Celso Coutinho, Ferreira, Deusaniro, Claudino e Magriça.

Contudo, a primeira proeza aconteceu no Domingo, do dia 13 de setembro de 1953, quando derrotou o Maranhão Atlético Clube pelo placar de 1 a 0. O herói do triunfo foi o atacante Pano de Barco, que marcou aos 14 minutos da etapa final.

Após o Estadual, o Flamengo não se animou com a experiência e decidiu voltar as suas origens e retornar as competições amadoras. O time fez diversas partidas preliminares depois, mas já valendo pelo Campeonato Citadino Ludovicense.

 

FONTE: Pacotilha O Globo

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Maranhão em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

3 pensou em “Inédito! Clube Recreativo Flamengo – São Luís (MA): Disputou o Campeonato Maranhense, em 1953

  1. Reginaldo Paiva

    Flamengo de Monte Castelo foi campeão Amador em São Luiz Estádio Municipal Nhozinho Santos no ano de 1963 com Estacio Reginaldo Romildo Ivan e Bodinho Totonho e Carro Velho JURANDYR Pelado Mazola e Manoel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *