Com a iniciativa do amigo e membro Gerson Rodrigues, agregado a preciosa colaboração do Professor Chicão, apresentaremos mais um clube resgatado: O Rio Grande Football Club foi uma agremiação da cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Estado do Rio de Janeiro. Tricolor cabofriense (cores: azul, branco e vermelho), que era um clube dos Sindicalistas, participou do Campeonato Fluminense de 1943, organizado pela Federação Fluminense de Desportos (F.F.D.).
Na década 40, duas equipes disputavam palmo a palmo o direito de ser o melhor clube de Cabo Frio: Rio Grande F.C. e Estado Novo F.C. A equipe rio-grandense faturou o Torneio Início, em 1940, e o Tricampeonato Citadino, em 1938, 1943 e 1945.
Vasculhando por alguns jornais cariocas, encontrei algumas reportagens sobre o Rio Grande F.C.:
No domingo, do dia 27 de agosto de 1939, o Rio Grande veio até a capital enfrentar o Mavilis, num amistoso estadual. E o time de Cabo Frio arrancou um empate em 1 a 1, no Estádio da Rua Carlos Seidl, no Bairro do Caju, Zona Portuária do Rio.
No domingo, do dia 19 de Maio de 1940, O Rio Grande foi até Macaé e voltou para Cabo Frio, com um empate em 2 a 2 com o Americano local. No domingo, do dia 30 de janeiro de 1944, o Rio Grande acabou derrotado pelo Metalúrgico, de São Gonçalo.
A delegação do Rio Grande F. Club, campeã do Campeonato Citadino de Cabo Frio de 1942, desembarcou no Rio, sábado (09/01/43), para o jogo do dia seguinte diante do São Roque Futebol Clube, do Bairro Imperial de São Cristóvão. A delegação veio constituída da seguinte forma:
Juliano Miguel da Silva (Presidente); Claudionor Martins (Secretário); Manoel Corrêa (Tesoureiro); Aprígio Gama (Diretor Técnico); Antonio, Zica, Luiz I, Tute, Luiz II, Luizinho, Domingos, Nelson, Pino, Carioca, Antonico, Geraldo, Gilson, Nelson e Leone.
Então, no domingo, do dia 10 de Janeiro de 1943, enfim o jogo. A Gazeta de Notícias reportou a peleja assim: ” Com grande entusiasmo foi realizado o encontro interestadual de amadores entre os quadros do São Roque Futebol Clube e do Rio Grande F. Club.
Depois de dois tempos cheios de entusiasmo, onde imperou a disciplina, sagrou-se vitorioso o quadro carioca pela contagem de 5 x 1. Após o prélio os dois quadros se confraternizaram numa demonstração de que sabem encarar o esporte dentro da sua finalidade.
SÃO ROQUE F.C. 5 X 1 RIO GRANDE F.C.
LOCAL: Praça de Esportes São Roque, em São Cristóvão – Zona Norte do Rio.
DATA: Domingo, do dia 10 de Janeiro de 1943
CARÁTER: Amistoso Estadual
ÁRBITRO: Arthur Lopes (Boa atuação)
SÃO ROQUE: Walter; Julio e Tiene; Flavio, Waldemar e Fausto; Orlando I, Osmar, Lula, Cantuária e Guilherme.
RIO GRANDE: Antônio; Luiz II e Zeca; Luizinho, Tute e Domingos; Nelson, Pino, Carioca, Luiz I e Antonico. Técnico: Aprígio Gama.
GOLS: Cantuária, duas vezes; Lula, Osmar e Guilherme (São Roque); Pino (Rio Grande).
CAMPEONATO FLUMINENSE
O Rio Grande debutou no Campeonato Fluminense de 1943 (apesar dos jogos terem acontecido no ano de 1944). Na 1ª fase, o time acabou tropeçando em casa, ao ficar no empate em 1 a 1 (no dia 09 de janeiro de 1944), com o Ypiranga Futebol Clube, de Macaé. Entretanto, no jogo de volta, o Rio Grande arrancou a classificação ao vencer por 1 a 0 a equipe macaense, no Norte Fluminense (no dia 16 de janeiro de 1944).
Na 2ª fase, a equipe cabofriense não foi bem e acabou eliminada com duas derrotas para o Esporte Clube Metalúrgico, de São Gonçalo: 3 a 0, em casa (23 de janeiro de 1944), e, 3 a 1, fora (30 de janeiro de 1944).
FONTES: Rsssf Brasil – Jornal A Noite – Gazeta de Notícias – Jornal dos Sports – Blog História, Música e Sociedade – Prof. Chicão