Wanderlândia Esporte Clube – Wanderlândia (TO): Década de 90

O Wanderlândia Esporte Clube é uma agremiação do Município de Wanderlândia (TO). A sua Sede fica localizada na Rua dos Cardosos, s/n – Centro – Wanderlândia. O município, que existe desde o dia 1º de Fevereiro de 1983, fica a 426 km da capital Palmas. Wanderlândia conta com uma população de 10.981 habitantes, segundo o IBGE (Gentílico: wanderlandense).

O ano de 1993 foi marcante na história do futebol tocantinense. Afinal, neste ano, a Federação Tocantinense de Futebol (FTF), foi criada cinco anos após Tocantins ter recebido o ‘Status’ de ter se tornado o 27º Estado brasileiro, a partir.do desmembramento do Estado de Goiás.

O surgimento da FTF também significava que, a partir daquele momento o futebol no novo Estado deixava de ser  amador para se tornar profissional. No mês de março, a FTF realizou um congresso, para o qual convidou todas as pessoas do estado direta ou indiretamente ligadas ao futebol.

No evento deu-se a ênfase à alvissareira notícia de profissionalização e iniciou-se o processo de definição de eventos, a serem promovidos pela federação. Na oportunidade foram traçadas os planos para a realização do I Campeonato Estadual Profissional, Copa Tocantins e Campeonatos Estaduais Amador.

No Estadual profissional o 1º campeão foi Tocantinópolis, enquanto na 1ª Copa Tocantins quem levantou a taça foi o Kaburé. Já o 1º Campeão do Campeonato Estadual Amador foi Wanderlândia Esporte Clube.

FONTE & FOTO: Site Campeões de Futebol – Ismael Carlos 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 07. Gerson Rodrigues, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Tocantins em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *