O Fluminense Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Santana do Livramento (RS). O ‘Tricolor Santanense’ foi Fundado em 23 de março de 1936. O nome foi uma homenagem ao Fluminense Football Club do Rio de Janeiro. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Ari Rodrigues, a “Toca da Onça”, com capacidade para 3 mil pessoas.
O ‘Tricolor Santanense’ é conhecido como o time da “Toca da Onça“, apelido de seu estádio. Em 1940 conquistou seu primeiro título citadino, feito repetido nos anos de 1947 e 1950, quando também disputou o Campeonato Gaúcho.
No título de 1950 o time era treinado por Romário Jordão e ganhou maior significado por ter sido disputado no chamado “Ano Santo“, quando se realizou no Brasil o “1º Congresso Eucarístico Internacional“. Por isso, nas páginas da história, o Fluminense F.C. aparece com o pomposo título de “Campeão Santanense do Ano Santo“.
Em 1972 foi campeão da sua chave na 2ª Divisão de Profissionais, ganhando o direito de disputar a Primeira Divisão. Naquele ano o Regulamento não previu finais. Foi novamente campeão citadino no isolado campeonato de 1988. O Fluminense Futebol Clube hoje disputa competições amadoras em Santana do Livramento e no Uruguai.
TÍTULOS
Campeão da 2ª Divisão de Profissionais, Chave I (1972);
Campeão de Santana do Livramento (1940, 1947, 1950 e 1988);
Campeão Região Fronteira (1940, 1947);
Torneio Extra Semana da Pátria (1942, 1947);
Torneio Centenário (1957).
FONTES: Marlon Krüger Compassi – Blog Museu do Futebol
FOTOS: Acervo de Vicente Cabeça Guedes – Memória da Fronteira – José Rivadávia Corrêa
Prezado Sérgio Mello
Muito gostoso ler sobre o Fluminense de Santana do Livramento, foi perto desse estádio Ari Rodrigues, a toca da onça, primeiro bairro que morei em Livramento, isso nos anos 1975. Entretanto faço uma ressalva sobre o escudo do clube, que em homenagem ao Fluminense do Rio, usou a mesma cor e simbologia, entretanto com as cores invertidas, verde em cima e vermelho a baixo, como aparece na flâmula que você postou. Um grande abraço