Fluminense Futebol Clube – Santana do Livramento (RS): Fundado em 1936

 

O Fluminense Futebol Clube é uma agremiação da cidade de Santana do Livramento (RS). O ‘Tricolor Santanense’ foi Fundado em 23 de março de 1936. O nome foi uma homenagem ao Fluminense Football Club do Rio de Janeiro. A equipe mandava os seus jogos no Estádio Ari Rodrigues, a “Toca da Onça”, com capacidade para 3 mil pessoas.

Década de 1960

O ‘Tricolor Santanense’  é conhecido como o time da “Toca da Onça“, apelido de seu estádio. Em 1940 conquistou seu primeiro título citadino, feito repetido nos anos de 1947 e 1950, quando também disputou o Campeonato Gaúcho.

No título de 1950 o time era treinado por Romário Jordão e ganhou maior significado por ter sido disputado no chamado “Ano Santo“, quando se realizou no Brasil o “1º Congresso Eucarístico Internacional“. Por isso, nas páginas da história, o Fluminense F.C. aparece com o pomposo título de “Campeão Santanense do Ano Santo“.

Em 1972 foi campeão da sua chave na 2ª Divisão de Profissionais, ganhando o direito de disputar a Primeira Divisão. Naquele ano o Regulamento não previu finais. Foi novamente campeão citadino no isolado campeonato de 1988. O Fluminense Futebol Clube hoje disputa competições amadoras em Santana do Livramento e no Uruguai.

TÍTULOS

Campeão da 2ª Divisão de Profissionais, Chave I (1972);

Campeão  de Santana do Livramento  (1940, 1947, 1950 e 1988);

Campeão Região Fronteira (1940, 1947);

Torneio Extra Semana da Pátria (1942, 1947);

Torneio Centenário (1957).

 

FONTES: Marlon Krüger Compassi – Blog Museu do Futebol

FOTOS: Acervo de Vicente Cabeça Guedes – Memória da Fronteira – José Rivadávia Corrêa

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Um comentário em “Fluminense Futebol Clube – Santana do Livramento (RS): Fundado em 1936

  1. Edson Rodrigues

    Prezado Sérgio Mello
    Muito gostoso ler sobre o Fluminense de Santana do Livramento, foi perto desse estádio Ari Rodrigues, a toca da onça, primeiro bairro que morei em Livramento, isso nos anos 1975. Entretanto faço uma ressalva sobre o escudo do clube, que em homenagem ao Fluminense do Rio, usou a mesma cor e simbologia, entretanto com as cores invertidas, verde em cima e vermelho a baixo, como aparece na flâmula que você postou. Um grande abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *