O Esporte Clube Corinthians Porto Alegrense foi uma agremiação da cidade de Porto Alegre (RS). Fundado no dia 08 de Setembro de 1921, como Grêmio Sportivo Força e Luz. A sua Sede ficava na Rua Alcides Cruz, 125 – Bairro Santa Cecília, em Porto Alegre. Seu Estádio era o Timbaúva. Em 25 de Setembro de 1947 o Conselho Deliberativo do Força e Luz reuniu-se, e surpreendendo a todos, decidiu alterar o nome do clube para Esporte Clube Corinthians Porto-Alegrense. O novo nome teve 13 votos a favor, 7 contra e 3 votos em branco.
Álvaro Silveira, histórico dirigente do clube, e um dos responsáveis pela aquisição do estádio da Timbaúva, denunciou na imprensa que o nome do clube havia sido vendido. Segundo ele, o clube passava por dificuldades financeiras, e o presidente cedeu à oferta de um grupo de paulistas recém-chegados à capital, que prometeram auxiliar o clube financeiramente, se alterasse o nome.
O presidente do Força e Luz atacou Álvaro Silveira, dizendo que o mesmo não pagava mensalidade do clube há vários meses, e mesmo assim continuava fazendo parte do Conselho Deliberativo. A mudança de nome ocorreu oficialmente no dia 08 de Dezembro de 1947.
Na ocasião, o clube paulista cedeu alguns de seus jogadores para a festividade, e compareceu com toda a sua diretoria, além de renomados jogadores como Domingos da Guia, Baltazar e Servilho. Com esta denominação participou do Campeonato Citadino de Porto Alegre 1948 e 1951.
Durante esse curto período o EC Corinthians PA conquistou o vice-campeonato da cidade em 1947 e 1948, perdendo os títulos para o Sport Club Internacional. Em dezembro de 1951, o conselho deliberativo, em assembléia geral decidiu pela volta ao nome de origem: Grêmio Esportivo Força e Luz, colocando um ponto final no Corinthians Porto Alegrense.
FONTES: Marlon Krüger Compassi – Blog Memoria do Carris – Blog Times do RS