Esporte Clube Janeiro – Rio de Janeiro (RJ): Participou do Departamento Autônomo de 1956

O Esporte Clube Janeiro foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). Fundado no dia 1º de Janeiro de 1952, como Sport Club Janeiro, por um grupo de desportistas liderados por Joaquim Pires, que depois se tornou o 1º Presidente do clube, na Rua Assis Bueno, s/n, no Bairro de Botafogo – Zona Sul do Rio.

Para a escolha do nome duas foram colocados em pauta: 1º de Janeiro e apenas Janeiro, fazendo uma referência a data de fundação. No final, a alternativa aceita por unanimidade foi Sport Club Janeiro. Segundo  Joaquim Pires, a outra opção rejeitada, uma vez que já existiam diversos times naquela época chamados 1º de Janeiro.

DEPARTAMENTO AUTÔNOMO DE 1956

Nos três anos que sucederam o seu surgimento, o Janeiro se limitava a realizar amistoso na cidade e em outros municípios. A partir de 1956, o clube se filiou a Federação Metropolitana de Futebol (FMF), e debutou no Campeonato do Departamento Autônomo daquele ano. O Janeiro ficou na Série Urbana. Além do Esporte Clube Janeiro a competição contou com outros dois estreantes: Associação Atlética Palestrino, da Praça Onze e o Irmãos Goulart Futebol Clube, de Olaria.

A estreia, no domingo, dia 08 de maio de 1956, foi diante do Ruy Barbosa F.C. Atuando, no Estádio da Gávea (propriedade do Flamengo), o amarelinho goleou por 5 a 0.

No segundo jogo,  no domingo, dia 15 de maio de 1956, empate de 2 a 2 com o Canadá Esporte Clube, fora de casa, no campo da Rua Correia Vasquez. No 3º jogo,  no domingo, dia 22 de maio de 1956, derrota por 4 a 2, para o Dramático, no Estádio do Sampaio, no Bairro homônimo.

A partir daí o time se perdeu e acumulou uma sequência de derrotas para o EC 1º de Maio (4 a 1); Atília (5 a 0); Del Castilho ( 4 a 0); Canadá (4 a 1); EC 1º de Maio (W.O.); Atília (3 a 1); Del Castilho ( 4 a 0); Palestrino (6 a 1); Sampaio (8 a 0) e Dramático (13 a 2). No meio dessa “fase negra” uma vitória sobre o Palestrino (2 a 1).

Na classificação final, da Série Urbana, num total de nove equipes, o Esporte Clube Janeiro encerrou a sua participação na 8ª colocação, só na frente do Ruy Barbosa F.C. O grande campeão daquela temporada foi o 1º de Maio, de São Cristóvão; enquanto o Oriente A.C., de Santa Cruz, ficou com o vice-campeonato do D.A.

PRESIDENTE FEZ GRAVE ACUSAÇÃO

Um fato polêmico marcou a campanha do Esporte Clube Janeiro. O presidente Joaquim Pires, fez grave acusações ao afirmar que as atuações ruins do time tinha relação direta com alguns jogadores, que estariam ‘sabotando’ ou melhor, fazendo “corpo mole“.

O dirigente, no entanto, não revelou quais seriam os motivos ou mesmo os nomes dos jogadores. Joaquim Pires só não retirou o clube da competição porque foi convencido pelo amigo e Diretor Geral do Departamento Autônomo, Romeu Dias Pino. Coincidência ou não, após o certame, o clube não retornou mais as competições oficiais.

 Time-Base de 1953-54: Eurico; Roco e Paulo (Rafael); Betinho (Leitão), Hilário (Adélio) e Balau; Marreiro (Carlos Heitor), Caveira (Toreli), Nunes (Reinaldo), Mita (Perez) e Hélio III (Valter). Técnico: Joaquim Pires.

Time-Base de 1955: Tanajura (Claudino); Rafael e Oliveira; João, Fernando (Joel) e Queiroz; Reco, Ivan (Irineu), Xavier, Milton e Wilson. Técnico: Sobral

Time-Base de 1956: Claudino; Rafael e Chico; Ari, Ubirajara e Wilson; Leito Reco, João, Lulu e Ferreira.

FONTES: Jornal A Noite – Gazeta de Notícias

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *