Royal Sport Club – Barra do Piraí (RJ): Escudo e uniforme de 1940

O Royal Sport Club é uma agremiação da cidade de Barra do Piraí (RJ). Tradicional do interior fluminense o clube foi Fundado no dia 15 de Maio de 1925. O Royal possui em seu pavilhão o histórico título de Campeão Estadual Fluminense em 1942, quando venceu eliminou na semifinal o Petropolitano Foot Ball Club, e na final, o Esporte Clube Metalúrgico, de São Gonçalo, batendo-o por 3 a 1 no campo adversário.

Foi vice-campeão estadual em 1953, perdendo o título para o Barra Mansa Futebol Clube. No ano seguinte é novamente segundo, ao capitular na decisão diante do Clube dos Coroados. Finalmente em 1966, o Tricolor de Barra do Piraí foi vice-campeão diante do Goytacaz Futebol Clube.

Com o advento da fusão dos estados do Rio de Janeiro e Guanabara, passou a disputar os campeonatos promovidos pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Estréia em 1984 no Campeonato Carioca da 3ª Divisão.

Na primeira fase se classifica em segundo, atrás somente do Tomazinho Futebol Clube. Na fase final faz ótima campanha, sagrando-se vice-campeão daquela competição, atrás somente do campeão Clube Esportivo Rio Branco, de Campos, sendo ambos promovidos à Segunda Divisão do ano seguinte.

Em 1985, já na Segunda Divisão, termina em sétimo lugar, atrás dos promovidos Campo Grande Atlético Clube e Mesquita Futebol Clube, e dos eliminados Associação Atlética Cabofriense, Friburguense Atlético Clube e Serrano Foot Ball Club.

Em 1986, se licencia das competições de âmbito profissional. Advém um longo período de inatividade que perdura até 1996 quando a agremiação retorna na mesma Segunda Divisão, à época chamada de Divisão Especial. Fica em sétimo no primeiro turno e em oitavo no returno. Após essa experiência, o clube se retirou das competições profissionais.

Seu grande rival na cidade é o Central Sport Club, com o qual protagonizou grandes decisões. Manda seus jogos no estádio Paulo Fernandes, que possui capacidade para 6 mi pessoas.

TÍTULOS

Rio de Janeiro Campeonato Fluminense: 1942;

Rio de Janeiro Vice-Campeonato Fluminense: (1953, 1954 e 1966);

Rio de Janeiro Campeonato Carioca – Série C Vice-Campeão da Terceira Divisão: 1984;

Copa Vale do Paraíba: (1964 e 1966);

Campeonato Municipal de Barra do Piraí: (1940, 1941 e 1944);

 

FONTES: Wikipédia – Gazeta de Notícias

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio de Janeiro (antigo Estado do RJ) em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

2 pensou em “Royal Sport Club – Barra do Piraí (RJ): Escudo e uniforme de 1940

  1. Sérgio Mello Autor do post

    Bacana essa história! Geralmente, acontece o contrário. A pessoa torce para Fluminense e quando verifica que o Royal possuía as mesmas cores e o mesmo uniforme acabava se apaixonando.
    No caso do teu pai foi o contrário!
    Muito interessante!
    Um forte abraço!

  2. Luiz Carlos Bulhões Santiago

    Meu falecido pai, era torcedor do ROYAL SOCIAL CLUBE de Barra do Piraí, quando veio morar na capital, logo percebeu que o FLUMINENSE FUTEBOL CLUBE, tinha as mesmas cores e forma do escudo, do ROYAL, então foi amor a primeira vista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *