Campeonato Amazonense de 1921: Com várias desistências, o Rio Negro quebrou a seqüência de títulos do Nacional e se sagrou campeão pela 1ª vez

Entrando o ano de 1921, a Federação Amazonense (FADA), tratou de organizar o Campeonato Estadual da 1ª Divisão. Feita as inscrições, ficou decidido que as equipes seriam as seguintes: Amazonas, Brasil, Euterpe, Luso Brasileiro, Manáos Sporting, Monte Cristo, Nacional, Rio Negro União Sportiva. Já o Campeonato Estadual da 2ª Divisão teria a participação dos mesmos clubes, mas com seus Segundos Quadros.

O Nacional vinha de um penta-campeonato e queria a todo custo manter sua hegemonia e, para isso, almejava conquistar novamente o campeonato para assim alcançar o título de hexa-campeão. Já o seu tradicional adversário,o Rio Negro, pretendia surpreender seu arqui-rival e conquistar, pela primeira vez, o campeonato amazonense. Para isso o clube reforçou seu plantel com bons atletas.

O time posado do Rio Negro campeão Amazonense de 1921

Feito os devidos ajustes, o primeiro jogo da tabela foi marcado para o domingo, dia 6 de março, no Parque Amazonense. Em campo o Rio Negro e o Euterpe. Ao final do jogo, os rio-negrinos mostraram que naquele certame seriam um dos principais candidatos ao título: golearam o Euterpe por 9 x 1, com gols de Rochinha (5) e Walter (4), enquanto Dodó assinalou o gol de honra dos euterpianos.

Mas o Nacional também mostrava que não ia deixar por menos e, no dia 3 de abril, também massacrou o Euterpe por 19 x 0 com gols assinalados por Azevedo (6), Virginio (4),Craveiro (4), Orlando (2), Pequenino (1), Cangalhas (1) e Gérson (contra).

Logo no início do certame, a equipe do Amazonas Sporting Club, por ter um time muito fraco,resolve abandonar a competição. No dia 1°de Maio, é chegada a hora dos dois tradicionais adversários se encontrarem. Com o mesmo número de pontos, Nacional e Rio Negro fizeram um jogo eletrizante.

Com o parque amazonense lotado, os rio-negrinos arrasaram seu rival por 4 x 2, ficando em 1º lugar na tabela. Rochinha (3) e Walte (1) marcaram para o Rio Negro enquanto Rodolpho e Orlando assinalaram para os nacionalinos. Essa vitória foi muito comemorada pela diretoria, torcida e jogadores do clube barriga preta, com direito a uma carreata pelas ruas e uma festa na sede do clube que varou a madrugada.

Mas as coisas ficariam ainda melhor para o Rio Negro. Surpreendentemente, o Nacional comunicava à FADA que abandonaria o campeonato. O motivo alegado foi pelo fato de considerarem seus dois times (que disputavam a primeira e Segundona) muito fracos.

Quem usufruiu dessa decisão foi o próprio Rio Negro, embora a diretoria barriga-preta não tenha aprovado a decisão pois pretendia derrotá-los no campo.

Com a ausência do Nacional, o campeonato ficou reduzido a sete clubes. Porém, a desistência de outro clube veio desfalcar ainda mais o torneio. Dessa vez era o Manáos Sporting. O motivo alegado pela diretoria do time vermelho eram imperiosos e que era de acordo com a resolução de seus dirigentes.

Quanto ao Rio Negro, continuava ganhando todos seus jogos, se mantendo no topo da tabela. No dia 16 de outubro,o Rio Negro goleava o Manáos Sporting por 5 x 0, gols marcados por Pudico (2), Anízio, Duarte e Hermínio.

Quase no final do certame, outros dois clubes resolveram também abandonar o torneio. Dessa vez eram os times portugueses do Luso Brasileiro e da União Sportiva. Já o motivo de suas retiradas foi baseada na última resolução do tribunal arbitral, que mandou que os dois clubes efetuassem 4 jogos em cada domingo. Com isso,o campeonato ficaria reduzido a somente 4 clubes.

Devido à essas desistências e já próximo do final do campeonato,a FADA achou por bem finalizar o torneio em novembro, e aclamar o Rio Negro como campeão, pois tinha o maior número de pontos sendo que seu último jogo foi uma vitória de 3 x 1 sobre o Monte Cristo com os três gols assinalados por Rochinha enquanto Humberto marcou o tento de honra do time derrotado.

Dessa maneira, o clube barriga-preta quebrou a hegemonia do Nacional (que vinha ganhando todos os certames desde 1916) e se tornava, pela primeira vez na história, campeão amazonense de futebol ficando assim de posse da taça capitão José Figueiredo Lobo.

O Rio Negro realizou 9 jogos e ganhou todos, somando 18 pontos. Já o Luso Brasileiro ficou com o vice lugar, somando 14 pontos. O time base do primeiro título do Rio Negro foi o seguinte: Manoelzinho, Mendonça e Santana; Evangelista, Castrinho e Pantaleão; Anízio, Rochinha, Pudico, Hermínio e Luiz Travassos.

Pantaleão

BOLADA MATA PANTALEÃO

Um fato triste que ocorreu durante o torneio foi o falecimento do meio campista Pantaleão, do Rio Negro. Pantaleão José de Lima era um jovem de 23 anos. Era conhecido como um grande galã que fazia sucesso entre as mulheres. Segundo se diz, durante uma partida do campeonato, Pantaleão recebeu uma forte bolada no peito de um adversário, caindo o gramado desmaiado e, logo depois, veio a falecer. Esse fato gerou grande comoção entre seus companheiros dos quais prestaram grandes homenagens ao conhecido rapaz que havia partido precocemente.

 

RESULTADOS DO CAMPEONATO AMAZONENSE DE 1921

DATA

JOGOS

06 de Março

Rio Negro

9

X

1

Euterpe

13 de Março

Nacional

4

X

0

Amazonas

20 de Março

Luso

1

X

0

Manáos Sporting

27 de Março

Monte Cristo

9

X

1

Brasil

03 de Abril

Nacional

19

X

0

Euterpe

10 de Abril

Rio Negro

3

X

0

Luso

17 de Abril

Monte Cristo

5

X

0

Amazonas

21 de Abril

Manáos Sporting

13

X

0

Brasil

1º de Maio

Rio Negro

4

X

2

Nacional

03 de Maio

União Sportiva

11

X

0

Euterpe

08 de Maio

Luso

6

X

1

Amazonas

15 de Maio

Monte Cristo

3

X

2

União Sportiva

22 de Maio

Rio Negro

3

X

0

Manáos Sporting

05 de Junho

Nacional

8

X

0

Monte Cristo

19 de Junho

União Sportiva

3

X

1

Manáos Sporting

26 de Junho

Luso

4

X

1

Brasil

03 de Julho

Manáos Sporting

4

X

1

Euterpe

24 de Julho

Luso

3

X

1

Monte Cristo

31 de Julho

Rio Negro

2

X

1

União Sportiva

07 de Agosto

Euterpe

3

X

1

Brasil

14 de Agosto

Euterpe

5

X

3

Monte Cristo

21 de Agosto

Rio Negro

4

X

2

Brasil

28 de Agosto

Luso

3

X

1

Euterpe

04 de Setembro

Manáos Sporting

6

X

1

Monte Cristo

05 de Setembro

Luso

1

X

1

União Sportiva

18 de Setembro

Euterpe

4

X

1

Manáos Sporting

25 de Setembro

Rio Negro

3

X

1

União Sportiva

02 de Outubro

Luso

3

X

1

Monte Cristo

16 de Outubro

Rio Negro

5

X

0

Manáos Sporting

23 de Outubro

Euterpe

1

X

1

Luso

30 de Outubro

União Sportiva

2

X

0

Monte Cristo

06 de Novembro

Rio Negro

3

X

1

Monte Cristo

 

 COLOCAÇÃO FINAL

CLUBES

PG

J

V

E

D

GP

GC

SG

Rio Negro

18

9

9

0

0

36

8

28

Luso Brasileiro

14

9

6

2

1

22

10

12

União Sportiva

07

7

3

1

3

21

10

11

Euterpe

07

8

3

1

4

16

41

-25

Nacional

06

4

3

0

1

33

4

29

Manáos Sporting

06

8

3

0

5

25

18

7

Monte Cristo

06

10

3

0

7

24

33

-9

Brasil

00

5

0

0

5

5

33

-28

Amazonas

00

3

0

0

3

1

15

-14

 

FONTE & FOTOS: Professor e Pesquisador do Futebol Amazonense, Gaspar Vieira Neto 

 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Amazonas, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *