O Internacional de Hans Nobiling

O Sport Club Internacional da Capital Paulista nasceu e cresceu com raízes na massa. Foi o primeiro grande clube popular que surgiu no Brasil, sendo também o primeiro a utilizar calções negros… Acolheria qualquer um, não queria limites. Seria do povo e se tornou o mais procurado por todas as classes. Teve 29 participações na Divisão Principal do Futebol Paulista, sendo campeão em 1907 e 1928. Na história até hoje contada, o clube foi fundado em 19 de agosto de 1889, na rua Senador Queirós, nº 5 por um grupo de 25 rapazes e entre eles Hans Nobiling.

E aqui começa outra polêmica da história do nosso futebol:

Nos depoimentos citados nos mais diversos periódicos entre livros, jornais e revistas durante mais de 100 anos; Hans Nobiling teria “abandonado” a reunião de fundação do SC Internacional por não terem aceito a sua sugestão de SC Germânia. Segundo a história contada o time jogava contra Mackenzie College, SPAC com o nome de Hans Nobiling Team; porém resultados de inúmeras pesquisas nos jornais Correio Paulistano  e Estado de São Paulo nos comprovam que “antes” da reunião o time já atuava com o nome de “Internacional” Football Club. Então o nome do novo clube já estava sacramentado entre as diversas pessoas ali presentes. E para confirmar ainda mais este histórico; o nosso historiador e amigo Moisés H G Cunha encontrou nas páginas do jornal “The Rio News” em sua página 03 do dia 08/08/1899 a ficha técnica do encontro entre o SPAC de Charles Miller e o “Internacional Football Club” de Hans Nobiling, o que comprova a tese do nome.

                                                                           Reprodução do jornal A Gazeta

 

O SC Internacional, de alcunha o “Veterano” disputou seu último campeonato paulista em 1932. Em fase  de decadência em 13/02/1933 teve protocolado na secretaria da APEA, solicitação para mudança de nome. A nova equipe a partir de então passaria a se chamar Clube Atlético Paulista, porém o Antarctica FC que disputou a Principal Divisão do futebol paulista de 1926 a 1929 propôs uma fusão entre ambos e assim o novo clube nasceu remodelado e mandando seus jogos no Estádio Antonio Alonso situado na rua Móoca, 326. Ainda sem completar um ano de vida , o CA Paulista foi campeão do Torneio Inicio da primitiva FPF em 1933. Disputou o Paulistão em 1934,1935 e 1936. Se uniu ao CA Estudantes de São Paulo dando origem em 02/06/1937 ao Clube Atlético Estudantes Paulista e em 1938, depois de disputar o 1º jogo do Campeonato Paulista contra o Juventus em 13/03/1938 no Estádio Antonio Alonso e vencer o time grená por 2×1, faz fusão com o São Paulo F.C. desaparecendo para sempre do futebol paulista. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *