Pesquisando o Diário de Pernambuco nos anos 40 e 50, o Sport Club do Recife era comumente chamado de Esporte. Imaginava cá com os meus botões que o escudo poderia ter algo referente a isso. É verdade que encontrei alguns modelos nos anos 30 e 50, mas sempre destacando o escudo com o leão.
A lacuna ficou nos anos 40, onde não encontrei nenhuma pista. Contudo, vasculhando o site Filatélica Zeppelin no ‘Artigo de Pins’ encontrei algumas raridades, como esse ‘Botom’ (Imagem abaixo) do Sport, ou melhor, do Esporte. Baseado no estilo do uniforme da época, estou compartilhando este modelo da década de 40.
O Rubro-Negro do Recife foi Fundado em 13 de Maio de 1905, quando o pernambucano Guilherme de Aquino Fonseca – voltando de uma temporada de estudos na Inglaterra e já encantado pelo esporte bretão – fundou, na companhia de alguns seguidores, aquele que viria a tornar-se o maior clube do Norte-Nordeste do Brasil, seja em relação a patrimônio, estrutura, conquistas, glórias, títulos e uma imensa e fiel torcida.
A sede do Sport Club do Recife fica localizada na Praça da Bandeira, no bairro da Ilha do Retiro, em Recife. A grande estrutura abriga quadras de tênis, basquete, vôlei, handebol, hóquei e vários outros esportes. Conta também com um grandioso parque aquático, além de um centro de treinamento de futebol e a casa de todos os rubro-negros: o estádio Adelmar da Costa Carvalho, carinhosamente chamado de Ilha do Retiro.
FONTES: Filatélica Zeppelin – Diário de Pernambuco – Site do Clube