Guarany Futebol Clube – Camaquã (RS): Escudos dos anos 60

O Guarany Futebol Clube é uma agremiação do Município de Camaquã (RS). A sua Sede fica na Rua Cristóvão Gomes de Andrade, 955, no Centro da cidade. O clube Alvianil foi Fundado no dia 16 de Junho de 1946, após a realização da Assembléia no recinto do Cine Teatro Guarany. A 1ª Diretoria foi constituída da seguinte forma:

Presidente de Honra: Acindino J. Silveira

Presidente: Joaquim Dias

Vice-Presidente: Carolino Wawrzeniak

1º Secretário: Nilo Sant´anna

2º Secretário: Jorge Atrib

1º Tesoureiro: Adão do Val Paraíso Souza

2º Tesoureiro: João Batista Dias

Capitão Técnico: Jacob Chagas

Conselho Fiscal: Damiano Casagrande – Valter Meirelles Vieira – Nilo Dias

 

HISTÓRIA

Corria o ano de 1946, e o futebol em Camaquã tinha no Clube Atlético Camaqüense a agremiação que congregava os melhores atletas jovens de nossa cidade. Era seu treinador o “castelhano” Don Julio, que costumava colocar na reserva alguns dos que treinavam durante toda semana, substituindo-os por outros atletas de outras cidades, que ele convidava para virem atuar pela equipe nas famosas “domingueiras esportivas”, deixando de lado a “prata da casa”. O campo de futebol se situava na área do Jockey Clube de Camaquã, no lado do pavilhão social.

Tal fato começou a irritar alguns dos integrantes do elenco esportivo da agremiação, especialmente os atingidos pelas substituições que o técnico efetuava.

Decidiram, então, fundar um outro clube e para isso, realizaram uma primeira reunião na residência do Sr. Edmundo Souza e Dona Mocinha Souza, ele guarda-livros e ela doceira.

A casa, a poucos anos demolida, se localizava na Rua Gen Zeca Netto, em frente ao campo da várzea, hoje praça Dr. Donário Lopes, ao lado do Hotel Comércio, onde atualmente existe uma igreja evangélica.

Naquele local reuniram-se os jovens Getúlio Dias, João Batista Dias, Jacob Chagas, José Scherer Sobrinho, José Ribeiro (o “Zeca”), Selmar Dias Borba e Adão do Val Paraíso Souza, filho do dono da casa, onde trataram dos primeiros detalhes, sendo sugerido o nome de Guarany Futebol Clube, inspirado no clube com o mesmo nome da cidade de Bagé, muito popular entre os jovens desta região, que prestavam o serviço militar obrigatório naquela cidade, e que era um dos clubes mais famosos do interior, fazendo frente, em igualdade de condições, com a dupla Gre-Nal, os dois mais importantes do Estado.

Logo em seguida, outra reunião, realizada no Bar do Danelon, na rua Gen. Zeca Netto, onde hoje funciona a Churrascaria Tradição, ao lado do prédio onde na época estava o Banco do Brasil, esquina da Av. Presidente Vargas com Gen. Zeca Netto, atualmente ocupado pelo Laboratório Olympus. Nesta reunião, participaram, além dos anteriormente citados, mais os jovens Ari Castro Oliveira, Cody Silveira, João Castro e Nilo Sant`Anna, quando deliberaram convidar mais algumas pessoas que concretizarem a fundação da entidade esportiva.

A assembléia de fundação foi convocada para o dia 16 de Junho de 1946, nas dependências do Cine Guarany, de propriedade do Sr. Joaquim Dias, que além de colocar o estabelecimento à disposição, prontificou-se a dar todo o apoio que fosse necessário.

O Guarany de Camaquã só se profissionalizou em 2010, sendo que, em sua época amadora, tinha como principal rival, a Sociedade Esportiva Cristal, do Município de Cristal, clube no qual teve como Presidente, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill.

Depois de boas campanhas e destaque nas competições, com a quase ascensão para a 1ª Divisão em 2012, em 2013 o Guarany passou pelo pior momento desde a sua profissionalização em 2010: Após uma péssima campanha pela Série A2 do Campeonato Gaúcho, o clube foi rebaixado para a Segunda Divisão do Rio Grande do Sul.

FONTES: Filatélica Zeppelin – Wikipédia – Site do Clube

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *