Esporte Clube Vitoriense – Santa Vitória do Palmar (RS): Fundado em 1910

O Esporte Clube Vitoriense é uma agremiação do município de Santa Vitória do Palmar (RS). Fundado no dia 21 de Agosto de 1910, tem a sua Sede na Rua Gal Portinho, s/n, no Centro da cidade. O 1º presidente da instituição foi o Hugo de Oliveira Vasques e assim começou a caminhada desta agrupação que tanto honra o esporte da terra, embora lagunas históricas ainda venham a preencher os seus arquivos, inclusive não sabendo a origem da mudança de suas cores para verde-negro.

HISTÓRIA

Logo após a introdução do esporte futebolístico Bretão, em  Santa Vitória do Palmar foi tomando gosto por tal atividade social e desportista. Fatos contribuíram para que isso acontecesse: a proximidade com Montevidéu, no Uruguai e o nosso isolamento e, por conseguinte, fazendo com que, além das corridas de cavalos, nada proporcionasse aos conterrâneos.

Mas o relato se traduz na fundação do Veterano, como aqui é conhecido e que discute-se alguns momentos de sua criação. A Sociedade Recreativa adiantou-se no tempo para a prática desse esporte e além do mais, embora a fundação da antiga associação seja comemorada em 21 de Agosto de 1910, com justa razão, esta surgiu de outro grupo que se denominou Club Recreio Vitoriense, criado anteriormente a essa data e que foi a matriz da instituição.

Já em outubro de 1910 com o nome de Sport Club Vitoriense, começam as suas lides esportivas, dando início a trajetória desse clube no jornal República de 19 desse mês, havia o convite para uma pugna de foot-ball entre sócios do mesmo, porque não existiam congêneres para a disputa entre rivais, o quê aconteceu em 1912, com a fundação do Sport Club Rio Branco, embora seja conhecida outra agremiação chamada de E.C.Vencedor, que até hoje, não temos informações orais ou escritas dele.

As cores das camisetas que serviram para distinguir os adversários eram Azul e Encarnado (vermelho), fato que já havia acontecido no clube pioneiro. Mais tarde, ainda assim, vestidos com as mesmas casacas, o jornal noticiava outro grande match para o dia 23 desse mês e o que é o mais importante, este semanário informava as escalações dos times que deveriam ser formados por estes moços que estão na foto de 1910, e que cremos ser, a mais antiga.

Escalação dos quadros.

Team azul: Gool-Keeper- Alfredo Antunes Backs- Osmã Azambuja, Francisco Costa E Manoel Machado; FoWards- Hugo Vasques, Victorino Moreno, José F. Farias, Antonio Estrella e Joaquim Calvete (capitão).

Team Encarnado: Gool-Keaper -Annibal Polycarpo;
Backs – Theobaldo Rotta e Atílio Patella;
Half-back- Odilon Rodrigues, Walter Vianna e Pedro Leonetti;
Fowards – Nicolau Rodrigues, Mario Dias, José Vitório Torino, Vicente Plastina e Faustino Oliveira(capitão).

O jogo foi no campo que era usado para as carreiras de cavalos e que hoje é o local do campo do Vitoriense, na Rua João Telles, para o lado leste (deve ser a Av.Bento Gonçalves). Em 1915 foi construído um pavilhão de madeira com telhado de zinco para dar mais comodidades aos torcedores, mas assim mesmo, a assistência era reduzida, talvez devido ao pouco tempo de atividades esportivas e falta de costume dos desportistas.

 

FONTE: Filatélica Zeppelin – Planeta Sul – Homero Suaya Vasques Rodrigues

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, Curiosidades, Escudos, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *