Vasco da Gama Football Club – Rio Grande (RS): Existiu entre 1948 a 1949

O Vasco da Gama Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio Grande (RS). Fundado no 1° de julho de 1918, por um grupo de denotados desportistas que batizou o time por  Foot-Ball Club General Osório, cujo sua alcunha era: ‘Jaqueta Branco-Encarnada’ (mais informações na publicação do dia 23/08/2012: https://historiadofutebol.com/blog/?p=39564).

Em 1931, se fundiu com o Grêmio Athletico Militar dando origem ao formando o Grêmio Athletico Militar General Ozorio (verde, amarelo, azul e branco) manteve este nome ate 1940. Em 1941, o clube muda de nome para aproximar se da classe ferroviária passando a se chamar Grêmio Ferroviário General Ozorio, onde manteve essa nomenclatura até 1948.

Em 1945 a Liga Rio Grandense de Futebol (LRGF), rebaixou o Grêmio Ferroviário General Ozorio, assim como o América Athletico Club (ex F.B.C. Americano). O futebol gaúcho havia se profissionalizado e a cidade de Rio Grande comportava três times grandes e não havia mais espaço para os pequenos.

Além disso, havia subido de categoria o G.S Brasil (1943-1946), de propriedade da Cia. Swift de carne e enlatados, time conhecido como os ‘Milionários da Carne’. A empresa injetou muito dinheiro nos primeiros anos de atividade do Brasil.

Voltando ao Grêmio Ferroviário General Ozorio, o clube estava na Segundona em 1946, quando o G.S Brasil se extinguiu e no ano seguinte retornou, porém agora com uma nova nomenclatura: Grêmio General Ozorio (preto e amarelo) pertencendo agora a brigada militar (Policia Militar do Rio Grande do Sul).

Em 1948, por um breve período até 1949, co o intuito de se aproximar da colônia portuguesa o clube muda de nome para Vasco da Gama Football Club (verde e vermelho) e por ultimo volta a seu nome anterior Grêmio Esportivo General Ozorio (amarelo e preto) disputa ainda o citadino da 1ª Divisão sempre levando estrondosas goleadas quando fecha as portas em 1952.

P.S.: G.S. Brasil (da Cia. Swift) fechou as portas em 1946, pois apesar da grande ajuda em dinheiro nos anos de 1943 e 44, em 1945 a ajuda caiu drasticamente e em 1946 piorou, culminando com a sua extinção.

FONTES: Jornal O Tempo (Rio Grande) – Jornal Agora (Rio Grande) – Livro “Um Século de Futebol Popular”, do autor Willy Cesar 

Este post foi publicado em 01. Sérgio Mello, 32. Douglas Marcelo Rambor, Curiosidades, Escudos, Fotos Históricas, História do Futebol, Rio Grande do Sul em por .

Sobre Sérgio Mello

Sou jornalista, desde 2000, formado pela FACHA. Trabalhei na Rádio Record; Jornal O Fluminense (Niterói-RJ) e Jornal dos Sports (JS), no Rio de Janeiro-RJ. No JS cobri o esporte amador, passando pelo futebol de base, Campeonatos da Terceira e Segunda Divisões, chegando a ser o setorista do América, dos quatro grandes do Rio, Seleção Brasileira. Cobri os Jogos Pan-Americanos do Rio 2007, Eliminatórias, entre outros. Também fui colunista no JS, tinha um Blog no JS. Sou Benemérito do Bonsucesso Futebol Clube. Também sou vetorizador, pesquisador e historiador do futebol brasileiro! E-mail para contato: sergiomellojornalismo@msn.com Facebook: https://www.facebook.com/SergioMello.RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *