O Athletico Club Brasil foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O clube da ‘Camiseta Alviceleste’ foi Fundado no dia 23 de Maio de 1920, por Vasco Souto, Mario Barros, Domingos Caruso, Giovanni Motta, entre outros moradores da Zona da Leopoldina.
SEDES
Sua 1ª Sede ficava na Rua Clarimundo de Mello, nº 50, na Estação do Encantado (1921). Quatro anos depois, o clube mudou para a nova Sede, no dia 1º de Junho de 1925, localizado na Rua Assis Carneiro, 195 – Bairro da Piedade – Zona Norte do Rio. No sábado, do dia 04 de Setembro de 1926, nova mudança de Sede. Desta vez para o prédio na Avenida dos Democráticos, nº 1.400, na Estação de Olaria. Para o evento inaugural, ocorreu um Baile sob a batuta do Jazz-band Paraizo, especialmente contratada para a data, no amplo salão à elite dos subúrbios da Estrada de Ferro Leopoldina.
CAMPO
Em 1922, inaugurou o seu novo campo, localizado na Rua Monteiro da Luz, nº 120, na Estação do Encantado. Depois se transferiu para um campo próximo à Sede, na Estação de Olaria. O A.C. Brasil participou do Campeonato, organizado pela Liga Brasileira de Desportos (LBD). A sua melhor colocação foi o vice-campeonato de 1925, quando perdeu o título para o Light Garage F.C. O Brasil se sagrou campeão no 3º Quadros em 1921.
Time-base de 1922: Norival; Ary e Marinho; Edgard (Everest), Mario e Eleutério (Lipson); Octacílio (Villela I), Nelson, Roberto, Aristóteles (Thote) e Mathias (Narciso).
Time-base de 1924: Amaury; Nascimento e Jorge; Cardoso, Nelson e Faria; Pinto, Andrade, Cid (Cap.), Menezes e Caetano.
Time-base de 1925: Miro; Paulino e Argemiro; Mulato, Branquinho (Cap.) e Chumbinho; Mulatinho, Merete, Bebeto, Zoca e Antenor. Reservas: Juca, Damião e Maneco.
FONTES: O Imparcial – Correio da Manhã – O Malho