O Light Garage Football Club foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Tricolor da Maurity (azul e vermelha e branco) foi Fundado numa quarta-feira, do dia 14 de Julho de 1920, pelo superintendente das Garages da Light, Mr. Oswaldo Augusto Schmidt (foi o 1º Presidente); Antônio Francisco da Silveira, Bernardo Ricardo Vianna e outros funcionários da Garage e Officinas da The Rio de Janeiro Tramway Light Power C. Ltda.
A 1ª DIRETORIA constituída da seguinte forma:
Presidente – Oswaldo Augusto Schmidt;
Vice-presidente – Antônio Francisco da Silveira;
1º Secretário – Marçal Rodrigues Coelho;
2º Secretário – Luiz Francisco;
1º Tesoureiro – Bernardo Ricardo Vianna;
2º Tesoureiro – Benjamin de Andrade;
1º Procurador – Alberto da Silva;
2º Procurador – Bernardino Fernandes;
Diretor Esportivo – Olavo José Coutinho.
PRAÇA DE ESPORTES INAUGURADO EM 1921
Exato um ano após ser fundado, o Light Garage inaugurou, de forma hercúlea, o seu o Campo de Atletismo e futebol (no antigo Gasômetro), no dia 27 de Agosto de 1922, localizado na Rua Comandante Maurity, nº 61 (ficava no canto da Rua Senador Euzébio) – no Mangue (Atual Centro do Rio).
CURIOSIDADE
O Local (Rua Comandante Maurity, nº 61) depois virou: Companhia Telefônica Brasileira e hoje a Universidade do Estácio. Após o Centro do Rio ter sofrido diversas reformas urbanas, ainda restou um pedaço da Rua entre a Faculdade Estácio de Sá e o Parque Noronha Santos, chamado Rua Pereira Franco.
HISTÓRIA
Logo após ser fundado, o Light Garage F.C. se filiou a LBD – Liga Brasileira de Desportos (Fundado no dia 30 de Abril de 1921; suas cores: Verde – Amarelo – Azul), Sub-Liga da então Liga Metropolitana e depois na A.M.E.A. (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos).
CAMPEÃO DA LIGA BRASILEIRA
Nos anos de 1921 e 1922, se sagrou Bicampeão do Campeonato da Sub-Liga. Em 1925, chegou o campeonato da Liga Brasileira de Desportos (LBD), ao bater o Athletico Club Brasil, da Piedade pelo placar de 3 a 0, no domingo, no dia 1º de novembro de 1925.
O time campeão atuou com a seguinte escalação: Affonso; Alvaro e Arthur; Molla, Samba e Vigia; Mandarino, Gatto, Laurut, Corisco e Jayme.
O “prêmio” que diretoria deu aos jogadores pela conquista do título foi um Piquenique, no dia 1° de janeiro de 1926, na Ilha de Paquetá. Nos anos seguintes a diretoria do Light Garage entrou num processo de “desgaste interno” culminando com a desativação do clube.
EXCURSÕES
Durante esse período realizou diversas excursões, como por exemplo, a Valença (enfrentou o Valenciano); Barra do Piraí (goleando o Royal A.C. por 6 a 2 e um empate em 3 a 3 com o Central).
REORGANIZADO EM 1931
Após o retorno de alguns dirigentes, que resolveram reorganizar o Light Garage, no dia 22 de Outubro de 1931. Nesse período, o clube adquiriu outra Sede situada na Avenida 28 de Setembro, nº 380 (sobrado), no Bairro de Vila Isabel, na zona Norte do Rio. Atualmente, o local funciona uma agência bancária, que fica do lado da G.R.E.S. Unidos de Vila Isabel.
Com a extinção da LBD, em 1926, ingressou na ABEL (Associação Beneficente dos Empregados da Light), entidade que existiu entre os anos de 1916 a 1932. Com a criação da LEALCA (Liga de Esportes Atléticos da Light e Companhias Associadas), em 1933, o Light Garage fez história conquistando títulos e mais títulos.
No sábado, do dia 28 de novembro de 1936, foi inaugurado a nova quadra de basquete. O jogo inaugural foi entre o Vasco e Olaria, vencido pelo time da cruz-de-malta pelo placar de 21 a 19.
Na segunda-feira, no dia 05 de abril de 1943, foi votado a mudança de nome. A partir deste momento não foi encontrado mais nenhuma menção do Light Garage Football Club nos veículos de comunicação impresso.
TÍTULOS
Campeão do Torneio Início da Liga Carioca de Desportos Terrestres (LCDT), de 1922;
Campeão da Sub-Liga Carioca, da Liga Brasileira de Desportos (LBD), de 1925;
Pentacampeão do Campeonato da LEALCA: 1936, 1937 (Invicto), 1938 (Bi Invicto), 1939 e 1941;
Pentacampeão do Torneio Início da LEALCA: 1936, 1937, 1938, 1939 e 1940.
ALGUMAS FORMAÇÕES NA DÉCADA DE 20
Time-base de 1921: Arlindo; Pedrosa e Alberto; Antonio, Joaquim e Kerry; Agenor, Sebastião, Olavo, Caetano e Renato.
Time-base de 1922: Affonso; Álvaro e Waldemar; Vigia, Aylton e Mandarim; Gatto, Genésio e Euclydes (Cap.), Oswaldo e Badú.
Time-base de 1924: Álvaro (Carregal); Waldemar e D. Clara (Osório); Oswaldo, Emigdio (Samba) e Mimosa (Jayme); Waldenga (Gato), Coutinho (Corisco), Genésio, Cavalcanti (Waldemar II) e Jeronymo.
Time-base de 1925: Carregal; Waldemar e D. Clara; Arthur, Vigai e Motta; Gato, Lenroth, Corisco, Mandarino e Jayme.
Time-base de 1926: Affonso; Norival (Álvaro) e Arthur (Lenrooth); Augusto, Coutinho e Sebastião; Moreira (Alvarenga), Mandarino, Loruth (Albino), Corinco (Ademar) e Jano (Ferreira).
FONTES: Esporte Ilustrado – O Imparcial – A Batalha – A Noite – Correio da Manhã – Diário de Notícias – O Paiz – O Malho