O Esporte Clube Dramático foi uma agremiação da cidade do Rio de Janeiro (RJ). A Sede do clube alvinegro ficava na Rua Monte Alverne, 03 (Sobrado), Morro do Pinto, no Bairro de Santo Cristo – Zona Portuária do Rio. O ‘Milionários do Morro do Pinto’ foi Fundado no dia 17 de Julho de 1925. O clube foi Campeão do Torneio Início do Departamento Autônomo de 1956. O Dramático venceu o Manufatura, nos pênaltis; e na decisão bateu o Irmãos Goulart F.C. pelo placar de 2 x 0. Gols de Tião e Jefinho.
Nos anos 30 fez parte da Liga Guanabara de Football (LGF). Na década de 40, o clube cogitou ingressar na Federação Athletica Suburbana (FAS), mas acabou desistindo sem dar os motivos de ter declinado da ideia. Em 1941, sob a presidência de Ernesto Bavier foi criado o Departamento Juvenil, onde criou os quadros do juvenil e aspirante. Além do futebol, o clube também contava com o Tênis de Mesa.
A partir de 1931, criou e passou a promover ‘Corrida Rústica do Morro do Pinto’, até 1977, quando o Bloco Independente do Morro do Pinto assumiu a organização do evento. Vale ressalta que a ‘Corrida Rústica do Morro do Pinto’ existe até hoje (em 2015, foi realizado a 66ª edição).
Em 1951, o Dramático se filiou ao Departamento Autônomo, onde escolheu como o seu campo de jogo o Estádio Praia do Retiro Saudoso, na Rua Carlos Seidl, no Bairro do Caju (propriedade do Mavilis F.C.).
Time-base de 1936: Raphael; Gravino e João (Cap.); Nico, Chico e Belmiro; Churino, Peru, Concreto, André e Tellino.
Time-base de 1937: Nelson I; Joãosinho (Cap.) e Jorge; Guido II, Real e Roberto; Domingos, Walter, José, Indone e Jayme.
Time-base de 1940: Galdino; Baiano I e Salame; Mazo, Nonô e Oswaldo; Succo, Lenine, Meio-quilo, Edgard e Baiano II.
Time-base de 1949: Fernando; Augusto e Bahia; João (Osvaldinho), Dodier e Isca; Ari, Mequimba, Macaco, Lenine e Wilson.
FONTES: A Noite – A Manhã – Luta Democrática
Amei seu blog 🙂 Parabéns!!!