O Paduano Esporte Clube é uma agremiação do Município de Santo Antônio de Paduá (RJ). Fundado no dia 12 de Maio de 1927, tem a sua Sede e o Estádio Waldo Carneiro Xavier (Capacidade para 6 mil pessoas), na Rua José Paulo Panaro, s/n, no Centro da cidade. No domingo, do dia 27 de agosto de 1961, o Paduano enfrentou o Botafogo, em amistoso, nos seus domínios, e arrancou um empate em 1 a 1.
PADUANO E.C. 1 X 1 BOTAFOGO
LOCAL: Estádio Waldo Carneiro Xavier, Santo Antônio de Paduá (RJ)
ÁRBITRO: Frederico Padilha
CARÁTER: Amistoso Estadual
PÚBLICO E RENDA: Não Divulgados
PADUANO: Castelo; Roberto e Nei; Juscelino, Francisco e Marino; Calomen, Geraldo, Grilo (Paulinho), Osvaldo e Homero.
BOTAFOGO: Adalberto (Carlos Viana); Marcelo e Décio Leal (Geraldo); Celso, Zequinha (Luís Carlos) e Carioca); Tião Macalé, Salatiel (Nelson), Camata (Antônio) e Otinho.
GOLS: Grilo aos 11 minutos (Paduano) do 1º Tempo; Camata aos 25 minutos (Botafogo) do 2º Tempo
HISTÓRIA
O clube participou do Campeonato Estadual Fluminense em 1943, quando se classificou na fase inicial. Mas acabou eliminado na terceira fase pelo Goytacaz. Em 1944, chegou à quarta fase do Campeonato Fluminense ao ser eliminado pelo Americano Futebol Clube. Após a fusão dos antigos estados do Rio de Janeiro e Guanabara, o clube estreia apenas no Campeonato Estadual da Terceira Divisão em 1987, sagrando-se campeão e promovido à Segunda Divisão .
Em 1988, disputou a Segunda Divisão, ficando na 11ª posição no primeiro turno e em quinto no segundo turno, não se classificando para a fase final. Em 1989, fica na quinta colocação no primeiro turno e em 13º no segundo turno, não se qualificando para a fase final.
Em 1990, foi o 1º colocado em sua chave na fase inicial, ficando em oitavo na final. Em 1991, os doze melhores colocados da Segunda Divisão do ano anterior, foram deslocados para o Grupo “B” da Primeira Divisão. Os dois melhores em cada turno subiriam para o “A”, composto pela elite, enquanto que deste cairiam dois para o “B” ao término também de cada turno. O Paduano ficou em 11º ao fim do primeiro turno e em quinto ao fim do segundo.
Em 1992, ainda no módulo “B”, o clube ficou em 12º ao fim do primeiro turno e na 11ª posição ao fim do segundo, sendo rebaixado para a Segunda Divisão, que na prática funcionava como uma Terceira. Em 1993, se licencia das competições de âmbito profissional. Volta no ano seguinte na Segunda Divisão. Fica em quinto em sua chave na fase inicial e não se classifica para a seguinte, sendo eliminado.
Licencia-se novamente das competições profissionais. Entra em um período de longa inatividade que perdura bastante tempo. Em 2006, tenciona disputar a Terceira Divisão de Profissionais, mas desiste com a tabela já montada. Seus dirigentes planejaram a sua volta ao profissionalismo, através de uma parceria com a empresa Formação Sports, com a assinatura de um contrato por cinco anos.
Porém, várias irregularidades foram descobertas e a sociedade foi desfeita pelo presidente do clube, Marcos Tobias. Duas semanas após a rescisão contratual, a Formação Sports entrou na justiça contra o clube alegando ter dinheiro a receber. Entretanto, o juiz concedeu ganho de causa ao Paduano. Em 2007, finalmente retorna às competições. Participa da Terceira Divisão, mas fica apenas em quinto na sua chave, não alcançando a seguinte, sendo logo eliminado.
Em 2008, se licencia novamente das competições profissionais promovidas pela FFERJ. Em 2009, tenciona participar do Torneio Otávio Pinto Guimarães de Juniores, promovido pela FFERJ, mas abandona a competição, não comparecendo à primeira partida contra o Olaria Atlético Clube. Em 2012, retornou à disputa do Campeonato Estadual da Série C do Rio de Janeiro.
FONTE: Wikipédia – Jornal Luta Democrática