Após uma “caçada” longínqua, enfim, consegui encontrar uma das lacunas da minha ‘Lista‘. Trata-se do Sport Club Ideal, que ficava na cidade do Rio de Janeiro (RJ). O Tricolor de Lucas foi Fundado no dia 10 de Março de 1917. Até o final dos anos 30, o campo ficava na Rua Henrique Walter, 34. Posteriormente, passou para a Rua Álvaro de Macedo, 297, ambos em Parada de Lucas. A sua Sede ficava na Rua do Cotovelo (atual: Rua Vieira Fazenda), 65 (sobrado); em 23 de novembro de 1952, se mudou para Avenida Aquiles, nº 593, ambos em Parada de Lucas (antiga Zona Rural) – Zona Oeste do Rio.
PRIMEIRA DIRETORIA:
Presidente: Eugenio Coelho;
Vice-presidente: N. Lima;
1º Secretário: Ranulpho Tavares;
2º Secretário: Campos Cai Mello;
1º Tesoureiro: Fausto Barreto Monteiro;
2º Tesoureiro: Avelino Oliveira;
Capitain General: Edmundo Monunari;
Procurador: José Bastos;
Cobrador: G. Salgado;
Comissão de Sindicância: Julio Villar e Fernando Mello.
INAUGURAÇÃO DO CAMPO
Nos anos 30, o SC Ideal disputou o Campeonato da Associação Carioca, organizado pela Associação Carioca de Esportes Athleticos (ACEA). No domingo, do dia 04 de janeiro de 1931, realizou um Festival, para a inauguração o seu campo, localizado na Rua Álvaro de Macedo, 297, ambos em Parada de Lucas. Na 1ª partida entre o Sport Club Ideal e o Sul América Football Club, terminou empatada sem abertura de contagem.
CAMPEÃO INVICTO DA ACEA
Foi Vicecampeão da do Campeonato da Associação Carioca (ACEA), em 1929 e, dois anos depois o Ideal se sagrou campeão invicto do mesmo, em 1931, ao derrotar na última rodada, no domingo, dia 25 de janeiro de 1931, o Belisario Penna F.C. por 2 a 0, nos seus domínios. Os gols foram de Palamone aos 39 minutos do 1º tempo, e Dodó aos 26 minutos da etapa final. Nesta partida, o Ideal não pode contar com o craque José Brasil, lesionado, acabou desfalcando o time.
S.C. IDEAL 2 X 0 BELISARIO PENNA F.C.
LOCAL: Campo da Rua Álvaro de Macedo, 34, em Parada de Lucas
CARÁTER: Campeonato da Associação Carioca
DATA: Domingo, dia 25 de janeiro de 1931
ÁRBITRO: Manoel da Costa (Representante do Sul América F.C.)
SC IDEAL: Danilo; Raphael e Palhaço; Virgilio, Ineruza e Brasil; Laudelino, Palamone, Haroldo, Dodó e Augusto. Reservas: Boneco, Antonico e Paulino
BELISARIO FC: Licinio; Evaristo e Henrique; Nogueira, Horácio e Albino; Bina, Mario, Heitor, Anthero e Manduca.
GOLS: Palamone aos 39 minutos do 1º Tempo; Dodó aos 26 minutos do 2º Tempo.
TÍTULOS
Foi campeão do Torneio Início Regional de 1930; Campeão do Torneio Início Liga Leopoldina de 1932; Nos anos de 1932 e 1933, já na Liga Brasileira de Desportos (LBD), Sub-Liga da AMEA (Associação Metropolitana de Esportes Athleticos), se sagrou Bicampeão do Campeonato da Segunda Divisão. Em 1933, fechou na liderança com 21 pontos, enquanto o Jardim Football Club, novamente, ficou com o vice, com 20. Em 1934, Vicecampeão da Segunda Divisão de Amadores da Federação Metropolitana de Futebol (FMF); em 1939, o Ideal ficou foi campeão do Torneio Preparatório da F.A.S (Federação Athletica Suburbana), e, depois, no mesmo ano ficou com o vice-campeonato da F.A.S. Campeão do Torneio Quadrangular Rio-Minas de 1956. Em 1966, se sagrou campeão do Torneio Extra, organizado pela LD.
INAUGURAÇÂO DO ESTÁDIO
No domingo, do dia 07 de setembro de 1941, o SC Ideal inaugurou a sua nova Praça de Esportes: Estádio Teotônio Ferreira, enfrentando o Fluminense, às 16 horas (de Brasília). Com lotação esgotada, o Tricolor das Laranjeiras mostrou a sua força, goleando pelo placar de 8 a 1. Cinco anos depois, no dia 18 de Maio de 1946, novo encontro, e nova derrota por goleada: o time misto do Fluminense venceu o Sport Club Ideal por 7 a 1.
Time-base 1932: Danilo; Raphael e Palhaço; Virgilio, Ineruza e Brasil; Cláudio, Palamone, Haroldo, Moreira e Christiano. Reservas: Boneco, Antonico e Paulino
Time-base 1939: Danilo; Raphael e Alemão; Lama, Amaury e Brasil; Diegnez, Ruy, Veiga, Rato e Peru.
Time-base 1941: Maneco; Canela e Palhaço; Vinte e Oito, Amaury e Durval; Alfredinho, Ruy, Veiga, Aluizio e Mário.
Time-base 1956: João; Rodela e Tuneca; Djalma, Liliu e Lauro; Waldemar, Té, Binha, Zé Henrique e Hugo.
FONTES: Jornal dos Sports – Fluzão.Info – A Batalha – Diário de Notícias – Gazeta de Notícias – Diário Carioca – Imprensa Popular – Luta Democrática – Jornal dos Sports
Marcos, agradeço pelas palavras de incentivo!
Eu fiz uma matéria sobre o Conceição F.C., mas desconfio não de tratar do mesmo.
Obtendo informações sobre a equipe faço uma matéria sem problemas!
Forte abraço!
Olá Sergio,
Parabéns pela pesquisa e artigo.
É sempre bom ver coisas positivas sobre parada de Lucas.
Se souber alguma coisa sobre o conceição FC, que ficava do outro lado de Parada de Lucas, próximo a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Eles são dá mesma época do Ideia. Se reuniam no bar do Sr. Jorge Rua Iramaia.
Abração.