Quadrangular Rio-Minas de 1956
Foi inaugurado na noite de anteontem (sexta-feira, dia 08 de junho de 1956), no campo do Olaria (Estádio Mourão Filho, na Rua Bariri, em Olaria, no Zona do Rio), um interessante Quadrangular entre equipes amadoristas do Rio e de Minas Gerais. As equipes participantes: Nacional, de Rio Branco (MG), Retiro, de Nova Lima (MG), Sport Club Ideal, de Parada de Lucas (RJ), e Leopoldina (RJ).
O jogo inicial do torneio reuniu as equipes do Nacional e do AA Leopoldina, tendo a representação mineira goleado por 5 x 2, depois de vencer a primeira etapa por 2 x 1. Os tentos foram marcados por Mundinho (dois), Carioca, Toninho e Fifi. O goleador do AA Leopoldina, foi Memé, duas vezes. Irregularidade: o juiz expulsou de campo os jogadores Carioca e Salvador, do Nacional, e Jarbas do Leopoldina. As equipes:
NACIONAL: Armandinho; Pino e Salvador; Carlos, Márcio e Maurício; Carioca, Lucas, Tonho, Fifi e Zezé.
LEOPOLDINA: Barradas; Arivaldo e Mauro; Álvaro, Renato e Emílio; Bigal, Patesco, Memé, Joãozinho (Valter) e Jorge (Jarbas).
IDEAL 1 X 0 RETIRO
No segundo jogo e último encontro da noite, preliaram as equipes do Ideal e do Retiro, vencendo o primeiro pelo apertado marcador de 1 x 0. O avante Zé Henrique que foi o autor do tento que deu a vitória ao grêmio carioca. As equipes:
S.C. IDEAL: João; Rodela e Tuneca; Djalma, Liliu e Lauro; Waldemar, Té, Binha, Zé Henrique e Hugo.
RETIRO: Souza; Dias e Edgard; Eurides, Fernandes e Ladinho; Suing, Pedro, Binca e Nei.
PRÓXIMA RODADA
A próxima rodada do Quadrangular Rio-Minas será disputada hoje (domingo, dia 10 de junho de 1956), no campo do IBGE, entre Leopoldina x Retiro e Nacional x Ideal.
CAMPEÃO O IDEAL DE LUCAS DO QUADRANGULAR RIO-MINAS
O Torneio Quadrangular Rio-Minas, iniciado na última sexta-feira (dia 08 de junho de 1956), foi encerrado na tarde de anteontem (domingo, dia 10 de junho de 1956), no campo do I.B.G.E. (Parada de Lucas) com os jogos entre Leopoldina x Retiro e Nacional x Ideal.
Sagrou-se campeão o clube Ideal de Parada de Lucas, que decidia o título com o Nacional. Esta última agremiação, da cidade mineira de Rio Branco, ficou com o título de vice-líder.
A peleja que decidiu o título teve desenrolar excelente, movimentado e com bom panorama técnico. A vitória do Ideal foi apertado pelo marcador de 2 a 1, o que diz bem do empenho com que os dois quadros procuraram o triunfo.
Os tentos do clube campeão foram consignados por Lauro e Té, marcando Lucas para o Nacional. Na peleja de decisão, as equipes assim constituídas:
S.C. IDEAL: João; Rodela e Tuneca; Djalma, Liliu e Lauro; Waldemar, Té, Binha, Zé Henrique e Hugo.
NACIONAL: Armandinho; Pino e Salvador; Carlos, Márcio e Maurício; Carioca, Lucas, Tonho, Fifi e Zezé.
Na outra peleja do programa, que definiu o 3º lugar, o quadro do Retiro de Nova lima, impôs-se ao Leopoldina pelo marcador de 3 a 2, marcando seus tentos Ladinho, Bianca e Nei. Memé e Jorge assinalaram para o Leopoldina.
ARTILHEIROS
3 gols – Memé (AA Leopoldina);
2 gols – Mundinho (Nacional);
1 gol – Jorge (AA Leopoldina); Lauro, Té e Zé Henrique (SC Ideal); Carioca, Lucas, Toninho e Fifi (Nacional); Ladinho, Bianca e Nei (Retiro).
CLASSIFICAÇÃO FINAL
1º SC Ideal 4 Pontos;
2º Nacional 2 Pontos (saldo de dois gols);
3º Retiro 2 Pontos (saldo zero);
4º Leopoldina 0 Ponto.
FONTES: Imprensa Popular – Luta Democrática – Jornal dos Sports