O Itaguaí Atlético Clube é uma agremiação do Município de Itaguaí (RJ). O Azulão foi Fundado no dia 18 de Dezembro de 1947. A sua Sede e o Estádio Benedito Amorim (Capacidade para 1 mil pessoas) ficam localizados na Rua Manoel Bento de Souza, Itaguaí, s/n, no Bairro do Engenho, em Itaguaí.
Após quatro décadas disputando Campeonato Citadino, o Itaguaí decidiu disputar a esfera profissional. Então, debutou no Campeonato Carioca da 3ª Divisão de 1987. Ficou em último em sua chave na fase de classificação, sendo logo eliminado da competição.
Em 1988, se classifica em terceiro na primeira fase, chegando à segunda. Nesta, consegue o 1º lugar, superando União Esportiva Coelho da Rocha e Frigorífico Atlético Clube. Na fase semi-final, porém, é superado pelo América Futebol Clube, de Três Rios, que chega à final e é superado pelo União Nacional Futebol Clube.
Em 1989, fica em sétimo lugar na sua chave e é precocemente eliminado do restante da competição. Em 1990, faz o seu último campeonato como equipe profissional. Se classifica em quarto na primeira fase, chegando à fase final. Termina na quinta colocação geral do campeonato. Após esse período de intensas disputas, o clube de Itaguaí abandona as disputas de caráter profissional, voltando-se apenas para os certames organizados pela liga amadora de sua cidade.
Grandes jogadores já vestiram a camisa do Itaguaí A.C. dentre eles podemos destacar: Vitor Hugo Uebe (Goleiro), Felipe Ariel Villalon (Zagueiro) e Roniérison Aparecido “Roni” (Meio-campo), Richard (Atacante). A de se destacar também o trabalho do lendário treinador, Marco Queiroz, ou simplesmente, “Feijão“.
Que tem como um de seus principais feitos como treinador do I.A.C, a descoberta desses três craques (Vitor, Felipe e Roni), que além de ídolos são também exemplos para os mais jovens. Sobre o futuro, o clube tem planos de retornar a participar da Terceirona.
FONTES: Wikipédia – Página do clube no Facebook – Jornal Luta Democrática